Prêmio APCA tem discurso de mulheres em defesa por igualdade na produção cultural
Com Gilberto Gil, Marcelo D2, Ruy Ohtake entre os premiados, a cerimônia de entrega do troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), nesta segunda, 17, foi das mulheres. No palco do Teatro Sergio Cardoso, a associação celebrou os artistas e profissionais destaque de 2018 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança,…

Com Gilberto Gil, Marcelo D2, Ruy Ohtake entre os premiados, a cerimônia de entrega do troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), nesta segunda, 17, foi das mulheres.
No palco do Teatro Sergio Cardoso, a associação celebrou os artistas e profissionais destaque de 2018 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto Juvenil e Televisão.
Com inúmeros homenageados, a noite reuniu falas sobre a profissão artista no País, temas políticos e momentos divertidos, como o radialista Salomão Esper, da Radio Bandeirantes. Aos 89 anos, ele lembrou do início da carreira e ironizou: “Comecei nos anos 1948 e percebi que hoje a APCA trabalhou bem. Se fosse mais tarde, seria uma homenagem póstuma.”
Mesmo assim a noite foi das mulheres. A produtora musical e advogada Eliane Dias celebrou o prêmio de show do ano para Racionais Mcs, ao lado de Mano Brown. “Quero lembrar que chegar aqui é muito difícil para as mulheres, ainda mais falando do rap.”
A apresentadora Fernanda Lima, que está grávida, também defendeu espaço mais igualitário para as mulheres. Ela venceu com Amor & Sexo, melhor programa. “Tenho uma menina aqui comigo e quero lutar por uma sociedade mais justa para todas nós.”
Ainda em televisão, a apresentadora Fernanda Gentil, vencedora no destaque Esporte, lembrou da difícil missão da cobertura da Copa do Mundo na Rússia. “Foram muitos dias longe da família, dos filhos, e receber o apoio da minha mulher Priscila Montandon foi essencial.”
Em arquitetura, Ermínia Maricato venceu como destaque em Urbanidade com o projeto BR Cidades, que propõe repensar a estrutura das cidades brasileiras. “Nessa ação estive cercada de jovens e acredito que eles tem a força para uma reconstrução democrática. Não se faz só política no Planalto, é nas cidades que isso vai acontecer.”
Confira a lista de vencedores:
ARQUITETURA
Contribuição à Cultura Brasileira: Brasil Arquitetura
Obra de Arquitetura no Brasil: Universidade Federal do ABC (UFABC) – Cláudio Libeskind e Sandra Llovet
Obra de Arquitetura no Exterior: Capela para o Vaticano/ Bienal de Arquitetura de Veneza – Carla Juaçaba
Pesquisa e Difusão: Exposição Vkhutemas: o futuro da construção – Celso Lima e Neide Jallageas (curadoria), Goma Oficina (pesquisa e produção)/ Sesc Pompeia
Urbanidade: BR Cidades – Ermínia Maricato, Karina Leitão, Paolo Colosso, Carina Serra, João Sette Whitaker, Margaterh Uemura, Lizete Rubano e Celso Carvalho.
Inovação Tecnológica: Minimod – Mapa (Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado)
Homenagem pelo Conjunto da Obra: Rosa Grena Kliass
ARTES VISUAIS
Grande Prêmio da Crítica: Histórias Afro-Atlânticas Instituto Tomie Ohtake / MASP Museu de Arte de São Paulo
Arte e Reflexão : AI-5 50 Anos – Ainda não terminou de acabar – Instituto Tomie Ohtake
Exposição Internacional: Raízes AI WEI WEI
Exposição Nacional: Oito Décadas de Abstração Informal Museu de Arte Moderna – MAM –
Fotografia: – Irving Penn : Centenário IMS – Instituto Moreira Salles
Retrospectiva: Toyota – Museu de Arte Brasileira – FAAP
Recorte da Contemporaneidade: Mulheres Radicais Arte Latino Americana 1960-1985 Pinacoteca do Estado
CINEMA
Filme: Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans
Diretor: Caroline Leone – Pela Janela
Roteiro: Karine Teles e Gustavo Pizzi – Benzinho
Elenco: Prêmio Interpretação Coletiva para Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg
Documentário: Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge
Fotografia: Glauco Firpo – Tinta Bruta
Prêmio Especial do Júri: Antes do Fim, de Cristiano Burlan
DANÇA
Espetáculo/Estreia: “Melhor Único Dia”, Henrique Rodovalho para a São Paulo Companhia de Dança
Espetáculo / Não Estreia: “Oroboro”, Projeto Mov_oLA
Coreografia/Criação: “Subterrâneo”, direção e coreografia de Rubens Oliveira para o grupo Gumboot Dance Brasil
Interpretação: Leandro de Souza, por “Sismos e Volts”
Prêmio Técnico: Vivien Buckup, professora de dramaturgia de “O Lago dos Cisnes”, da São Paulo Companhia de Dança
Projeto/Programa/Difusão/Memória: 11º Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
Grande Prêmio da Crítica: João Carlos Couto (Janjão), por sua atuação em prol da difusão da dança no cenário paulista, coroada em 2018 pela 15ª Temporada de Dança do Teatro Alfa
LITERATURA
Romance / Novela: “Entre as mãos” (Record), de Juliana Leite;
Contos / Crônicas: “Reserva natural” (Companhia das Letras), de Rodrigo Lacerda;
Poesia: “Nenhum mistério” (Companhia das Letras), de Paulo Henriques Britto;
Tradução: “Sobre isto” (34), de Vladímir Maiakóvski, por Letícia Mei;
Ensaio / Teoria / Crítica Literária: “Percursos da poesia brasileira” (Autêntica), Antonio Carlos Secchin;
Biografia / Autobiografia / Memória: “Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco” (Companhia das Letras), de Luís Cláudio Villafañe G. Santos;
Infantil / Juvenil / Quadrinhos: “Eles estão por aí” (Todavia), Bianca Pinheiro e Greg Stella;
Grande Prêmio da Crítica: Nova edição de “Registro de uma vivência” (34 / Edições Sesc), autobiografia de Lucio Costa, com textos, cartas, croquis, desenhos e fotos do arquiteto modernista fundador do Iphan.
MÚSICA POPULAR
Grande prêmio da crítica: Gilberto Gil
In Memoriam: Carlos Eduardo Miranda
Artista do Ano: Marcelo D2
Melhor Álbum: Luiza Lian – Azul Moderno
Melhor Show: Racionais MCs
Revelação: Duda Beat
Projeto Especial: Casa de Francisca
Capa: Karol Conka – Ambulante
RÁDIO
Grande Prêmio da Crítica: Pra Cima Deles – programa semanal especial da Jovem Pan News, sobre as eleições 2018
Prêmio Especial do Júri: Grupo Bandeirantes de Rádio, pela cobertura da Copa do Mundo da Rússia 2018
Produção (musical): Sergio Sagitta – Sons do Brasil (USP FM)
Produção (entretenimento): Dani Taranha / PH Dragani – Dois da Tarde (89 FM)
Apresentador (entretenimento):Fábio Malavoglia – Rádio Metrópolis (Cultura FM)
Apresentador (musical): Guaracy Jr. – Brasil Viola Atual (Rádio Brasil Atual)
Homenagem especial: Salomão Esper – Rádio Bandeirantes
TEATRO
Grande Prêmio da Crítica: Sérgio Mamberti pela trajetória no teatro
Espetáculo: Um Panorama Visto da Ponte e Pi – Panorâmica Isana
Direção: Naruna Costa (Buraquinhos – ou o Vento É Inimigo do Picumã
Dramaturgia: Vinicius Calderoni (Elza)
Ator: Maurício de Barros (Pousada Refúgio)
Atriz: Amanda Acosta (Bibi – Uma Vida em Musical)
Prêmio Especial: 70 anos de fundação do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, em memória de Franco Zampari e os 70 anos de fundação da Escola de Arte Dramática – EAD, em memória de Alfredo Mesquista
TEATRO INFANTOJUVENIL
Grande Prêmio da Crítica: Cia. Paideia, pela realização de dois espetáculos com temas urgentes e necessários: Vamos para a Escola?, sobre os rumos tomados pela educação no Brasil, e Pedro e Quim, que muito bem explorou o conceito de diversidade étnica, assim como bullying, tolerância e respeito
Melhor Espetáculo de Rua: Água Doce, da Cia. Da Tribo
Melhor Espetáculo de Animação: Que Monstro te Mordeu?, texto e direção de Carla Candiotto, produção Sesi-SP
Melhor Espetáculo Musical: Bento Batuca, uma realização da Oficina de Alegria
Melhor Espetáculo de Texto Original: Mary e os Monstros Marinhos, de Cia. Delas e Rhena de Faria
Melhor Espetáculo de Texto Adaptado:É Tudo Família, do grupo Catarsis
Melhor Espetáculo para Público Jovem: Dois a Duas, de Maria Fernanda Batalha, direção de Erica Montanheiro e Mariá Guedes
TELEVISÃO
Dramaturgia: Onde Nascem os Fortes – De George Moura e Sérgio Goldenberg – TV Globo
Programa: Amor e Sexo – Com Fernanda Lima – TV Globo
Direção: Amora Mautner – Assédio – Globoplay
Humor: Marcelo Adnet – Paródias dos candidatos – eleições – Grupo Globo
Atriz: Marjorie Estiano – Sob Pressão – Conspiração/TV Globo
Ator: Fabio Assunção – Onde Nascem os Fortes – TV Globo
Esportes: Fernanda Gentil – TV Globo
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
