Presidente anuncia dissolução do congresso e “governo de exceção” no Peru
Castillo sofre processo de impeachment e afirmou que irá convocar novas eleições; Suprema Corte chama medida de golpe de estado

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (7) a instituição de um “governo de exceção” no país, com dissolução do congresso, toque de recolher e convocação de novas eleições.
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX
A medida foi anunciada em pronunciamento nacional, horas antes do processo de impeachment que ele sofre ser julgado (clique aqui para assistir o vídeo completo). A Corte Constitucional (Suprema Corte) classificou o ato como golpe de estado e pediu que Dina Boluarte assuma a presidência. Ela estava como vice, mas rompeu com Castillo.
Desde que assumiu o governo, há um ano e meio, Castillo está respondendo pelo seu terceiro pedido de impeachment, sob alegação de “incapacidade moral” para exercer o cargo. A pressão sobre ele aumentou ainda mais após o Congresso começou a avaliar uma denúncia do Ministério Público por suspeita de corrupção, com a Promotoria pedindo o afastamento temporário do presidente em sua função.
Após o anúncio, os ministros da Economia e das Relações Exteriores renunciaram aos seus postos, alegando que a medida violava a constituição peruana. Enquanto opositores ao governo alegam “golpe de estado”, apoiadores afirmam que Castillo ativou a medida que consta na Constituição.
Ficou determinado que, além da dissolução “temporária” do Congresso, será instaurado um governo de “emergência excepcional”, a elaboração de uma nova Constituição em até nove meses, a “reorganização” do sistema judicial do país, a convocação de novas eleições para o Congresso, a devolução de armas ilegais ao Estado, e a imposição de um toque de recolher das 22h às 4h no horário local – com objetivo de impedir protestos que vinham sendo programados pela oposição.
Posts Relacionados

Visto americano: nova regra limita a três as mudanças em entrevistas

Padre morre após ser atingido por cruz durante missa transmitida ao vivo no Equador

Papa Leão XIV recebe alta hospitalar após cirurgia para tratar câncer de pulmão
