Realidade virtual auxilia crianças na coleta de sangue em São José

Laboratório propõe um momento de diversão durante o exame clínico

Escrito por: Marcus Alvarenga2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Realidade Virtual na coleta de sangue no grupo Sabin (Divulgação/Sabin)

Criança durante uso do óculos de realidade virtual durante o exame clínico

Divulgação/Sabin

Se para muitos marmanjos a coleta de sangue já é um momento de tensão, na infância, a picada da agulha é ainda mais desesperadora.

Mas um laboratório de análises clínicas de São José dos Campos está transformando o momento de temor em diversão com o auxílio da tecnologia de realidade virtual.

O grupo Sabin implantou, na sua unidade no centro da cidade, uma sala de exames clínicos especialmente para crianças. Lá, durante o exame elas podem ‘viajar’ pelos cenários da realidade virtual como os trilhos de uma montanha-russa ou numa prancha de surf, enquanto a coleta do sangue passa despercebida.

Segundo a gestora regional do laboratório, Monica Lino, a tecnologia é usada para gerar conforto e acabar com ‘chororô’ da criançada.

“Com as crianças, temos um cuidado ainda mais especial para que elas se sintam confortáveis, relaxadas e descontraídas. Assim, os exames podem ser realizados da maneira mais tranquila possível”, diz a gestora.

Cenários
As crianças a partir de seis anos podem escolher entre seis diferentes vídeos, que duram entre cinco e dez minutos, tempo hábil para dois profissionais realizarem a coleta, segundo o laboratório.

A gestora explica que enquanto um enfermeiro conversa e distrai a criança, o outro é responsável pelos procedimentos clínicos.

Ao fim, os pequenos pacientes recebem um “certificado de coragem”, fortalecendo a ideia de um momento importante para a criança.

Publicado em: