População pede pressa em segunda audiência sobre Lei de Zoneamento

Polêmicas do Jardim Esplanada voltaram à pauta nesta quarta-feira

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
12647993_997624120310705_1919964134_n

Pouco mais de 50 pessoas compareceram na escola Sebastiana Cobra

Pedro Ivo Prates/Meon

A segunda audiência pública para esclarecer pontos da nova Lei de Zoneamento de São José dos Campos, que aconteceu na noite desta quarta-feira (3), na escola Sebastiana Cobra, zona oeste da cidade, foi marcada pelo esvaziamento. Pouco mais de 50 pessoas, boa parte de funcionários da prefeitura, estiveram no local.

O tema “Jardim Esplanada” continuou dominando a pauta. Dos quinze participantes que pediram a palavra, a maioria pronunciou-se sobre a implantação de zonas comerciais no bairro. Representantes da SAB (Sociedade de Amigos de Bairro) mantiveram sua posição contrária, enquanto membros do Ares (Associação Para Revitalização do Esplanada) discursavam sobre a importância de flexibilizar a atual legislação.

Se houve discordância nos argumentos, em uma coisa todos os participantes que tomaram a palavra concordaram ao menos em algum momento: o atraso para a definição sobre a nova lei prejudica moradores e dificulta a chegada de novos investimentos para a cidade.

Vista Verde
Simultaneamente, cerca de 60 participantes acompanharam a audiência realizada na Casa do Idoso Leste, no bairro Vista Verde. No local, o projeto da prefeitura foi apresentado pela diretora de Planejamento, Soraya Rosário. Durante sua fala a diretora defendeu a verticalização. Ela aproveitou para esclarecer pontos tidos como negativos da solução urbanística

“A lei é criteriosa com a ocupação e impermeabilização do solo. Também não é verdade que a nova proposta libera a verticalização. Quanto mais alto o prédio, maior terá que ser o terreno”, pontuou.

A diretora de Planejamento ainda explicou que a proposta para nova Lei de Zoneamento dialoga com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Outras duas audiências públicas estão previstas para esta semana. Na quinta-feira (4) acontece a quarta delas, marcada para às 19h na Casa do Idoso Sul, no Bosque dos Eucaliptos. A última audiência será na sexta (5), a partir das 19h, na Casa do Idoso Norte, que fica na rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana.

Publicado em: