O SSP23 (Programa de Estudos Espaciais) será sediado em São José dos Campos e sua abertura acontecerá nesta segunda-feira (26), em cerimônia no Parque Tecnológico, a partir das 18h. O evento é considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial no mundo. O SSP terá duração de 9 semanas, com encerramento previsto para 25 de agosto.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
A cerimônia de abertura é uma forma de recepcionar todos os participantes, incluindo aproximadamente 100 estudantes de 28 países inscritos no programa.
Esses estudantes desfilarão com as bandeiras de seus respectivos países, seguindo a tradição de eventos anteriores. Ao longo de 34 anos, desde 1988, o programa SSP formou 5.400 alunos de 110 países distintos.
Além das autoridades locais, estaduais e nacionais, também estarão presentes os principais diretores da ISU (International Space University), incluindo a renomada astrofísica austríaca Pascale Ehrenfreund, que ocupa o cargo de presidente.
O evento ocorrerá no auditório Marco Antonio Raupp e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da ISU no YouTube.
O SSP é organizado pela International Space University (ISU) e é considerado um programa abrangente e de extrema importância no treinamento na área espacial.
Essa será a primeira vez que o programa SSP será realizado no Brasil. Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou uma.
As atividades acadêmicas do programa serão realizadas no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), instituições que, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, submeteram a proposta para sediar o SSP 2023. O evento conta também com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da AEB (Agência Espacial Brasileira).
"A SSP23 será o terceiro evento no Hemisfério Sul em 35 anos de história da ISU. As parcerias com o Inpe e o ITA fortalecerão os laços da ISU com a América do Sul", afirmou o professor Pascale Ehrenfreund, presidente da ISU.
Para Clezio De Nardin, diretor do Inpe, essa oportunidade representa um marco importante para o Programa Espacial Brasileiro e a cidade de São José dos Campos, pois permitirá a reunião da comunidade de soluções espirituais, promovendo maior interação, cooperação global e estimulando a indústria local em direção às fronteiras da tecnologia espacial.
A edição em São José dos Campos contará com diversos eventos, como painéis com astronautas e robôs, palestras, discussões sobre atividades espaciais, competições de foguetes, lançamentos de balões estratosféricos e participação de escolas locais.
Muitos desses eventos serão abertos ao público em geral, incluindo competições de robótica, palestras, painéis com astronautas e competições de lançamento de foguetes. Essas atividades ocorrem em espaços públicos da cidade, como parques, auditórios, estádios e outros locais. Confira a programação clicando aqui.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.