RMVale

Abstenções de votos crescem por conta da pandemia, RMVale tem índice de 26,71% de ausência no primeiro turno

Eleitor que não votou no primeiro turno, pode votar no segundo

Escrito por Meon

18 NOV 2020 - 18H40 (Atualizada em 18 NOV 2020 - 18H53)

Folhapress/Folhapress


A RMVale registrou um percentual alto de abstenções nas eleições deste domingo (15), cerca de 510.395 dos mais de 1,9 milhões de eleitores da região não compareceram às urnas. A pandemia causada pelo coronavírus foi um dos principais fatores que fizeram os eleitores se ausentarem.

O percentual ficou acima do registrado nas eleições municipais de 2016, quando o índice foi de 20%.

Nas eleições deste domingo, a cidade com maior número de abstenções na região foi Campos do Jordão que registrou 32,85% de ausências nas urnas. Já Areias teve o menor índice de faltas com 12,36%.

Nas maiores cidades do Vale do Paraíba, o percentual de abstenção ultrapassou a média nacional, de 23,14%. São José dos Campos, que possui o maior eleitorado da região, chegou a 26,87% em abstenções. Taubaté teve um registro ainda maior de faltas, a cidade chegou a 29,32% em abstenções. Jacareí registrou 27,63% em abstenções.

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições municipais, pode votar no segundo turno, que acontece no dia 29 de novembro. “Espero que quem votou leve a boa nova para os eleitores que não vieram com medo da pandemia”, destacou Jorge Alberto Paz Rodrigues, juiz eleitoral, sobre a segurança de ir às urnas, que foram higienizadas a todo momento ao longo das votações.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os turnos são independentes e, por isso, é possível votar no segundo turno mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno.

Quem não compareceu no primeiro turno tem até 60 dias para justificar a ausência à Justiça Eleitoral. “O eleitor precisa apresentar o requerimento dele com os motivos da falta, se eventualmente não for possível a Justiça Eleitoral concordar com os motivos do eleitor, ele vai pagar uma multa que custa menos de R$4,00”, explica o juiz eleitoral.

O TSE informa que a justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, pelo Sistema de Justificativa ou pelo Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral.

Taubaté será a única cidade da RMVale que terá segundo turno.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.