A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), está promovendo, até dia 16 de novembro, a capacitação de agentes da Defesa Civil, gestores públicos e membros da sociedade das cidades do litoral paulista sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo (Saric).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O foco desse novo método, que utiliza a integração de modelos numéricos (meteorológico, hidrodinâmico e de melhorias marítimas), é prever eventos extremos e emitir alertas em tempo real. As atividades visam capacitar equipes para o atendimento e gestão operacional, integrando diferentes órgãos diante de situações de emergência climática, com a colaboração da Defesa Civil Estadual.
A plataforma, ainda em fase de teste, será incorporada aos planos de contingência municipais e operará a partir do próximo verão, emitindo alertas por meio de uma plataforma construída em software livre. A apresentação do sistema e seu em campo têm o objetivo de auxiliar nas medidas de combate e na adoção de ações preventivas para alertas de ressacas e inundações.
O projeto, liderado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Célia Regina de Gouveia Souza, iniciou a capacitação de equipes no final de outubro. A compreensão das funcionalidades do Saric permitirá que os agentes ajam com maior rapidez na adoção de ações de mitigação diante de eventos climáticos severos.
Por meio do Saric, a Defesa Civil municipal terá a capacidade de adotar medidas preventivas, prever eventos severos e emitir alertas, além de fornecer recomendações. Simulados com atividades de campo nas praias também fazem parte do programa. Os participantes incluem agentes e gestores públicos das cidades da Baixada Santista, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba, com visitas técnicas realizadas nas praias de São Vicente, Santos e Bertioga.
As atividades de campo estão programadas para os dias 13 e 14 de novembro em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, enquanto no dia 16 as ações serão no Guarujá. Os dados das atividades de campo nos municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida serão definidos posteriormente.
O programa Saric é fruto de uma parceria entre o IPA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e a Universidade Santa Cecília, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.