RMVale

Alta densidade larvária deixa Ubatuba em estado de alerta

Infestação de Aedes aegypti tem taxa de 3,3%

Escrito por Meon

09 NOV 2023 - 11H10 (Atualizada em 09 NOV 2023 - 11H57)

Divulgação/PM Jundiaí

O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba concluiu recentemente uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município. Os resultados apontam uma taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti de 3,3%, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A coleta de amostras foi realizada ao longo de todo o mês de outubro, abrangendo 1.262 imóveis em diversos bairros da cidade.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Esses dados colocam o município em estado de alerta, segundo as classificações do Ministério da Saúde. Até 1,0%, o resultado é considerado esmagador; de 1,1% a 3,9%, entra-se em estado de alerta; e acima de 4,0%, há alto risco de epidemia de doenças arboviroses.

Ao longo de 2023, Ubatuba registrou índices de ADL de 1,3% em julho, 2,7% em abril e 2,0% em janeiro. A Avaliação de Densidade Larvária tem como objetivo identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito, permitindo a atuação preventiva para evitar novos casos de arboviroses.

Além disso, o município adota diversas medidas preventivas contra o Aedes aegypti, como mutirões regulares, serviços de nebulização em áreas com registros positivos de doenças, orientações sobre eliminação de criadouros do mosquito, manutenção da limpeza de imóveis e caixas d'água, e a conscientização para evitar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes propensos à acumulação de água. Outras ações incluem campanhas em rádios, distribuição de panfletos explicativos e colocação de faixas pela cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.