O estudante Vitor Alexandre Theodosio de Carvalho Ayres de Camargo, aluno do Alpha Lumen de São José dos Campos, se formou recentemente no ensino médio e já foi aprovado em 10 renomadas universidades ao redor do mundo.
O jovem de 16 anos gabaritou o SAT Scholastic Aptitude Test – um dos exames mais difíceis dos EUA, utilizado pelas universidades estadunidenses em seus processos de admissão para graduação. Ele foi aprovado em seis universidades internacionais, e está na lista de espera de outras oito.
Além da Faculdade de Moscou pela inédita conquista da Medalha de Ouro na OIE – Olimpíada Internacional de Economia, Vitor também foi aprovado na Universidade Yale, situada em New Haven, Connecticut.
“Os medalhistas da olimpíada foram convidados a cursar na Rússia, achei legal, mas meu foco sempre foi nos Estados Unidos, mas é gratificante receber este convite” comentou "Vitão" durante uma entrevista.
Vitor chegou ao Alpha no 9º ano, em 2018, e já despontou com um dos mais dedicados e organizados alunos do Projeto Escola. “Vim para o Alpha em 2018 buscando um maior desafio acadêmico e um ambiente onde estaria rodeado de pessoas excepcionais. Estava insatisfeito com o método de ensino tradicional e o comodismo que me causava, e a proposta do Alpha de desenvolvimento contínuo e colaborativo foi o que me atraiu.” afirmou o estudante.
Para estrear bem, Vitor de Carmargo conquistou uma pontuação incrível e consequentemente a medalha de ouro na 4ª edição da Copa Brasil de Matemática, faturou o bronze nacional na OBR Olimpíada Brasileira de Robótica e já no primeiro ano dentro da Alpha se destacou academicamente e com diversas premiações de matemática e física na ocasião. “Inicialmente me envolvi mais com matemática e física por sempre ter tido facilidade com as exatas, mas sabia que não era o que queria para o futuro. Continuei explorando olimpíadas de diversas áreas e me interessei muito por economia ao estudar para a Olimpíada Brasileira de Economia no segundo ano.”
Em 2019, seu desempenho seguiu uma trajetória ascendente - ele integrou a comitiva Alpha que viajou até a China para participar da WMTC – World Mathematics Team Championship e saiu de lá com a medalha de prata. Já em 2020, em plena pandemia, além de se dedicar aos estudos, integrou a equipe de desenvolvimento da 1ª OIMC Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento criando mais de 50 problemas de matemática do ensino médio em Teoria dos Números, Geometria, Trigonometria, Probabilidade, Sequências e muito outros conteúdos, dirigindo a produção do teste para alunos assegurando sua qualidade, equilíbrio e diversidade em temas-problema.
“Foi bastante desafiador, mas também gratificante. Criar questões interdisciplinares me ensinou muito não só sobre matemática, mas também sobre outras matérias e sobre a cultura de outros países, e as longas reuniões me mostraram como pode ser difícil trabalhar em grupo. No final, porém, acredito que estes aprendizados, somados ao impacto expressivo do projeto, tenham trazido grande crescimento pessoal e contribuído direta e indiretamente para minha aprovação em Yale.”
Quando estava no terceiro ano, o último do Ensino Médio, Vitor ainda alcançou importantes conquistas em Economia, sua mais nova paixão. Além das medalhas que conquistou, foi premiado com o Best Business Case e Best in Finance por ter tido a maior nota na prova de finanças.
No Brasil, Vitor de Carmargo foi aprovado nas melhores universidades do país como INSPER (1º colocado) e USP para o curso de Engenharia Aeronáutica. Também foi aprovado em Medicina na UFRJ. Sua pontuação alcançada no ENEM foi digna de destaque e o aluno recebeu da instituição uma placa em homenagem ao feito.
Na área de economia, ele já dá seus primeiros passos - foi estagiário de uma grande empresa nacional e já produziu mais de 12 relatórios sobre vários países, destacando indicadores micros, macroeconômicos, políticos e financeiros, entre outras atividades.
Vitor de Camargo comenta que gostaria de inspirar outros jovens a estudar fora do país. “Espero trazer o exemplo e mostrar para mais gente que é possível estudar fora. Uma coisa positiva das universidades americanas é que o sistema de admissão é muito mais humano, e o contexto em que o estudante está inserido é levado em consideração. Isso alivia o impacto negativo de uma educação desigual, pois os avaliadores entenderão que aquele candidato não teve as mesmas oportunidades, e isso será considerado.”
As universidades que Vitor de Carmargo foi aprovado foram: Yale University, Rice University, Bocconi University (Itália), Insper 1° lugar, HSE University (Rússia) e University of Toronto (Canadá), na lista de espera está em Princeton University, Columbia University, Brown University, University of Pennsylvania, Duke University, Williams College, Emory University e Grinnell College.
O jovem talentoso aluno da Alpha comenta que gostaria de cursar em Yale. “Pretendo cursar Economia e Matemática em Yale e aproveitar o currículo flexível para explorar outras matérias que gosto. As aulas começam em setembro, então até lá o plano é ocupar o tempo com coisas interessantes (inclusive, aberto para oportunidades de estágio) para chegar com energia para a graduação", afirmou.
Previsão do tempo para sexta-feira (7) em São José
Sol pela manhã, com possibilidade de chuva à tarde e à noite.
Chuva intensa provoca alagamentos em São Luiz do Paraitinga
Em apenas uma hora, a cidade registrou 51 milímetros de chuvas
Anvisa recusa autorização para vacina contra Covid-19 com cepa JN.1
Agência questiona dados sobre a eficácia e segurança do imunizante
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.