A Prefeitura de São José dos Campos informou na tarde desta terça-feira (1) que um aluno de uma escola municipal de educação infantil está internado por meningite bacteriana. Ele foi internado no Hospital Municipal dia 23 e teve a infecção confirmada na sexta-feira (28), após realização de exame PCR.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG
A criança continua hospitalizada e evolui bem, estável, com melhora clínica. Com a confirmação, todos os seis membros da família foram medicados com antibiótico para assegurar o bloqueio, seguindo o tratamento de quimioprofilaxia, indicada para comunicantes próximos de um paciente com doença meningocócica. No mesmo dia, a escola comunicou a situação a todas as famílias dos alunos da sala.
A Prefeitura também já solicitou à Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo novas doses da medicação para as ações de bloqueio aos demais comunicantes: professores e alunos da sala onde a criança estuda.
A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e prestando as orientações aos pais sobre os procedimentos necessários para evitar o contágio e a disseminação da doença.
São José dos Campos registrou neste ano 72 casos da doença, com 3 óbitos: dois meninos (2 meses e 3 anos), ambos por meningite B e uma mulher de 59 anos (meningite C).
Não há situação de surto ou epidemia da doença no município. Também não há necessidade de interrupção de aulas nem há risco de contaminação às crianças de outras salas.
O Meon entrou em contato com a Prefeitura a respeito de qual unidade escolar o aluno é registrado, mas ainda não obteve retorno até a publicação desta matéria. Ela será atualizada assim que houver a resposta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.