Por Meon Em RMVale

Alunos de escola estadual de São José dos Campos cria biblioteca online durante pandemia

Iniciativa partiu de aluno que frequentava biblioteca e estava sentido falta do lugar durante a pandemia

Agência Brasil/Arquivo
Agência Brasil/Arquivo


Um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Professora Márcia Helena Barbosa Lino, localizada na cidade de São José dos Campos, criou uma biblioteca online para dar continuidade ao projeto da Sala de Leitura Cora Coralina.

De acordo com a diretora da unidade, Adriana Ortega Zangari, a iniciativa virtual foi elaborada pelos próprios estudantes durante as habilidades da competência leitora e escritora, por meio de salas de aula no Google Classroom.

“A sala de leitura virtual surgiu com a atuação dos alunos na sala de leitura física, com acesso diário. Desde quando existe a Sala Cora Coralina, os alunos fazem a leitura e, depois, a releitura das obras através do teatro, com engajamento de apresentações e leitura de poemas”, explica a gestora.

“Com o isolamento social, eles começaram a sentir a necessidade de manter a sala de leitura, estavam com saudades do projeto e das apresentações para os colegas. Foi então que o aluno Ryan Piehler Soares, do 2º ano do Ensino Médio, conversou com a professora da sala de leitura Cristiane Scarpeto. Juntos, eles decidiram criar a biblioteca online”, ressalta Adriana.

Livros

Com as atividades remotas, os alunos começaram a perguntar sobre os livros da sala de leitura. Adriana conta que a vontade de aprender era tanta que eles queriam ir à escola retirar o item para leitura.

“Fiquei com isso na cabeça, de que deveria fazer algo. Foi quando o aluno Ryan se disponibilizou a organizar os livros em PDF para a criação da biblioteca online e sugeriu que os vídeos das interpretações fossem enviados de forma remota também. Nesse momento, montamos o site com algumas abas: vídeos para alunos e professores e conteúdo para o Enem, entre outras”, salienta.

Neste período de pandemia de COVID-19, as estratégias foram voltadas para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno, “quem sou, o que desejo ser”. Segundo a diretora da escola, foram utilizados processos unindo o autoconhecimento, planejamento e a prática, onde o aluno ao aprender a se conhecer melhor, identifica seus potenciais, interesses e sonhos e consegue definir com melhor clareza suas metas e estratégias para alcançar objetivos.

O projeto da Sala de Leitura Cora Coralina teve início em 2017, quando a escola se tornou de Período Integral. Os interessados podem conferir mais informações sobre a iniciativa pela internet.

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