Por Beatriz Scotti Em RMVale

Alunos de Lorena aprendem português utilizando a tecnologia

Alunos com livro O carteiro chegou em Lorena (Divulgação)

Alunos recebem projeto em Lorena

Divulgação

A Escola Municipal Profª Mônica Sene do Nascimento Silva, em Lorena, encontrou um jeito divertido de ensinar português para aos alunos dos 3º e 4º anos. O colégio implantou o projeto O Carteiro Chegou –inspirado em livro de mesmo nome– que leva os 67 alunos a usar recursos multimídia no Laboratório de Informática Educacional, como editores de textos e imagens, e o acesso a sites de pesquisas, para auxiliar no aprendizado da língua portuguesa e incentivar a leitura.

Segundo a mediadora de informática, Fernanda Moliterno, o projeto surgiu da necessidade de produzir bons leitores, inserindo na vida do aluno vários gêneros textuais. "Assim, os alunos têm maior interação e participação, criando o interesse de realizar as atividades propostas".

Como resultado, os alunos estão confeccionando um livro, além de realizarem uma visita ao correio para postagem de um cartão postal, que será feito pelos próprios alunos e também a confecção de uma árvore para pendurar os diversos textos produzidos.

Para a professora Maria Ângela da Silva Rodrigues, o projeto é muito dinâmico e participativo. “Irá auxiliar meu trabalho pedagógico em sala de aula, pois vem ao encontro do componente curricular, letramento e alfabetização, apresentando vários gêneros textuais”.

Os alunos aprovaram o projeto. "Gosto muito das aulas de Informática. Sempre tem coisas legais. Eu não sabia como escrevia uma carta e agora eu sei, porque aprendi no livro", afirma Vinícius Áquila Silva.

"O livro é muito legal, pois têm cartinhas, bilhetes e um cartão postal que o Joãozinho mandou para o Gigante", conta a estudante, Yasmim Lara Rosa de Freitas.

Os trabalhos vão ser expostos para que todos os alunos e a equipe escolar tenham acesso às atividades produzidas. O projeto vai até junho de 2014.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Scotti, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.