Alunos iniciam coleta de dados ambientais para a Nasa
Beto Faria / PMSJC
Estudantes de 25 escolas da rede municipal de São José dos Campos iniciam a coleta de dados ambientais nesta quinta-feira (22) para a plataforma Globe (Programa Global de Aprendizagem e Observação em benefício do meio ambiente), desenvolvida pela Nasa (Agência Espacial Americana).
A participação da cidade no programa faz parte de uma parceria firmada entre a prefeitura e a AEB (Agência Espacial Brasileira) no dia 11 de maio.
Nos próximos meses, os alunos farão buscas por locais que acumulem água parada e que sirvam como foco para desenvolvimento de larvas do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é compartilhar o material coletado na região com pesquisadores e estudantes de todo o mundo, disponibilizando dados de São José dos Campos para estudos.
Em São José, 25 professores de ciências foram treinados pela AEB para fomentar o programa dentro das escolas e tornar os estudantes pequenos cientistas.
O programa
O programa “Globe” está inserido em escolas de todo o mundo desde 1994. No Brasil, teve início em 2015 com um projeto piloto em Brasília e, pela primeira vez, conta com a participação de estudantes de São José dos Campos.
“O Globe trata de ciências naturais, ambientais, que aquilo que é mais importante para a garantia da nossa permanência no planeta”, ressalta o presidente da AEB, José Raimundo Braga.
“Trata-se de uma oportunidade muito forte para que você comece uma estruturação de ensino de outra maneira, com a preocupação pelo aprendizado”, destaca o presidente da Agência Espacial Brasileira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.