Alunos e professores desenvolvem equipamento para medir estímulos
Divulgação/Univap
Alunos e professores dos cursos de fisioterapia e engenharia da computação, da Universidade do Vale do Paraíba desenvolveram um equipamento para medir, de forma lúdica, o tempo de ação e reação de pacientes portadores de doenças como déficit motor e de atenção, hiperatividade, ataxia cerebelar, paralisia cerebral e acidente vascular encefálico.
Após quatro meses de desenvolvimento e testes, o equipamento está em processo de validação. A fisioterapeuta e aluna de mestrado na universidade, Ana Carolina Borges, tem um projeto com pacientes pós AVE (Acidente Vascular Encefálico) e vai utilizar o equipamento como uma nova forma de tratamento.
"No estudo os pacientes realizarão o protocolo, antes e após 10 sessões de tratamento com terapia virtual e/ou fisioterapia convencional. O intuito é que o equipamento quantifique se houve ou não diminuição do tempo de reação dos voluntários da pesquisa", afirma Ana Carolina.
Segundo o Prof. Alessandro Mendes, que orientou o projeto que teve início na engenharia da computação com o aluno Diego Braga, “O maior beneficiado com tudo isso é o paciente que procura a Universidade para se tratar e ter uma qualidade de vida melhor dentro de suas limitações”, conta.
Outro idealizador do projeto é o Prof. Dr. Mario Lima, coordenador do curso de fisioterapia da Univap. “Temos pacientes aqui que chegam bebê e provavelmente ficarão aqui por 10 a15 anos e temos que buscar tecnologias lúdicas e dinâmicas para que o paciente se motive mais e obtenha mais progresso no seu tratamento”, comenta.
O equipamento
O equipamento é constituído de uma caixa com ‘leds’, conectado via bluetooth a um computador, que através de um software registra em tempo real o tempo de ação e reação, a resposta ao estímulo visual e posteriormente é possível avaliar o progresso alcançado com o tratamento.
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