1/13
A prefeitura de São José dos Campos anunciou, terça-feira (2), o Plano Municipal de Retomada da Educação. Os estudantes da rede terão aulas presenciais uma vez por semana. Neste primeiro momento, a volta às aulas presenciais não será obrigatória e as aulas à distância serão mantidas.
Estudo hibrido (aulas presenciais e à distância)
As aulas na rede municipal voltam no dia 8 de fevereiro, próxima segunda-feira, com ocupação máxima de 35% de ocupação nas salas e aulas presenciais uma vez na semana até pelo menos o dia 19 de fevereiro. Haverá um esquema de escala de alunos, anos e salas (confira no final desta matéria). Conforme a região avançar nas fases do Plano SP, a capacidade de ocupação das escolas deve aumentar.
A partir do dia 22 de fevereiro, alunos dos 1°, 2°, 5° e 9° anos terão aulas presenciais duas vezes na semana. A Educação Infantil e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) também terão mais uma aula durante a semana.
Os alunos que fazem parte do grupo de risco não precisarão ir às aulas presenciais. Professores do grupo de risco irão trabalhar em uma sala separada sem contato com os alunos.
Protocolos Sanitários
O uso de máscaras será obrigatório, haverá disponibilização de álcool gel em diversos pontos das escolas, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de copos descartáveis e tapetes sanitizantes e secantes espalhados pela escola.
Materiais, jogos e brinquedos terão o uso individual. Será mantido o distanciamento de 1,5 metros nas atividades físicas, jogos recreativose atividades de arte.
Também serão observados outros protocolos como horários de entrada e saída escalonados, intervalos e horários de alimentação escalonados, organização do fluxo de circulação nas escolas.
Os ambientes comuns serão frequentemente higienizados. Haverá um esquema de revezamento e higienização de brinquedos. Janelas e portas devem permanecer abertas para garantir a circulação do ar.
Monitoramento
Mesmo com todas as medidas sanitárias, a saúde dos alunos e seus familiares serão monitorados pela Secretaria de Saúde. De acordo com o prefeito Felicio Ramuth (PSDB), a prefeitura pode afastar salas ou até mesmo a escola caso haja a identificação de casos suspeitos de Covid-19 relacionados a qualquer aluno ou familiar.
“Estamos tomando muito cuidado, temos um sistema de monitoramento da saúde. Qualquer caso suspeito, seja a criança ou familiar, a gente já consegue fazer a análise e tomar uma atitude, até mesmo dispensar a sala de aula daquele aluno ou até mesmo a escola inteira”, afirmou o prefeito.
Programa Recupera
Com o objetivo de garantir o aprendizado e corrigir a defasagem de ensino causada pela pandemia em 2020, a prefeitura criou o Programa Recupera. Os alunos do 1° ao 9° ano irão passar por avaliações diagnósticas a cada dois meses para que os professores identifiquem as dificuldades.
Todos os alunos do 1° e 2° ano terão apoio do segundo professor que vai auxiliar na rotina de alfabetização.
Alunos a partir do 3° ano que estiverem com dificuldade no ensino ou apresentarem defasagem na aprendizagem terão uma recuperação intensiva. Eles seguirão um plano de aprendizagem individual, receberão materiais específicos e terão atendimento no contraturno do horário escolar.
O Programa Recupera também prevê um plantão de recuperação aos sábados. Professores, alunos e/ou familiares poderão agendar atendimentos. Além disso, serão a realizados outros encontros nos sábados para a superação da defasagem escolar.
Como reforço do sistema de ensino municipal, 147 professores foram efetivados e outros 700 foram contratados. Cerca de 100 educadores serão exclusivos do Programa Recupera.
Confira as escalas:
1/4
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.