Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 07 AGO 2020 - 16H03

Amamentação: confira os benefícios para as mães e bebês

Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

Reprodução/Wilson Dias/Agência Brasil
Reprodução/Wilson Dias/Agência Brasil
A amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos


No mês de agosto acontece a campanha "Agosto Dourado", que reforça a importância do aleitamento materno. Além de benefícios para os bebês, a amamentação também traz benefícios para as mães.

Segundo a Santa Casa de São José dos Campos, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e complementado com adição de alimentos variados até os dois anos ou mais.

“Além de ser um alimento completo e perfeito para o bebê, atendendo quase que perfeitamente suas necessidades nutricionais, o leite materno possui anticorpos extremamente importantes para a proteção do bebê nos primeiros meses de vida”, explica o Coordenador da UTI Pediátrica e Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Lucas Fadel Monteiro dos Santos, em comunicado à imprensa.

Ainda de acordo com a Santa Casa de São José, a amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidades e diabetes tipo 2; assim como possuem melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.

Para as mães, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. A amamentação também diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde e ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas, bem como garante a segurança alimentar de crianças por todo o mundo.

Amamentação na pandemia

O Ministério da Saúde salienta que não há constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e que não há recomendação para a suspensão do aleitamento, segundo a Santa Casa de São José.

“Mesmo aquela [mãe] que está com a doença em atividade deve ser encorajada a amamentar, utilizando máscara, pois ela já está produzindo anticorpos e que estarão diminuindo a chance do bebê contrair a doença”, relata o Dr. Lucas Fadel. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.