Vista da tenda eletrônica no baile de Carnaval do Santa Rita, em São José
Carol Tomba/Meon
Disputados pelos foliões nas décadas de 70, 80 e 90, os bailes de Carnaval dos clubes de São José dos Campos praticamente não existem mais. Em 2014, o Clube de Campo Santa Rita é a única opção deste tipo de evento na cidade.
O Luso Brasileiro, outro clube que ainda mantinha seus bailes de Carnaval cancelou a festa para este ano. A realidade expõe um problema de esvaziamento dos clubes que não conseguem mais arcar com um evento que custa cerca de R$ 200.000 somando-se as cinco noites.
No Santa Rita, a salvação encontrada para manter os bailes foi uma parceria com a empresa KF Night Marketing. Há quatro anos, o clube cede o espaço, enquanto a parceira arca com todas as despesas e ganha integralmente a renda de bilheteria.
Entretanto, para conseguir um bom negócio financeiro o clube precisou descaracterizar o seu tradicional Carnaval. Embora a diretoria ainda mantenha poder de decisão sobre o baile, hoje a festa conta inclusive com uma tenda eletrônica e poucos dos 3.000 foliões em média que comparecem ao baile usam fantasias de Carnaval.
Mesmo ressaltando que a diretoria ainda tem controle sobre o conteúdo, o diretor social Rossano Marelo admite que os tempos são outros.
"No início alguns associados chegaram a nos chamar de feirantes. Mas foi uma opção para que os bailes continuassem acontecendo. Não podemos fazer uma festa para apenas 300 associados. Os tempos mudaram e agora quem gosta de Carnaval tradicional acaba migrando para as cidades próximas. Infelizmente tivemos que fazer essa adaptação", conta.
História
Sem tradição de Carnaval de rua por conta do período sanatorial -que fazia as pessoas evitarem aglomerações por motivos de saúde- os clubes foram sempre a opção dos foliões de São José dos Campos. O historiador Donato Ribeiro lembra que, além de animados, os bailes também eram exclusivos.
"Não dava para comprar ingresso como acontece hoje. Ou você era sócio do clube, ou conseguia com algum amigo. Tênis Clube, Luso e Associação Esportiva tinham bailes disputados, mas até mesmo as ADCs das fábricas também eram boas opções para quem gostava de pular Carnaval", afirma.
Região
A escassez de bailes nos clubes não é exclusividade de São José dos Campos. Em Taubaté o TCC (Taubaté Country Club) teve festa apenas nos dias 3 e 4. O mesmo aconteceu no Itaguará Contry Club, de Guaratinguetá.
Em Lorena, o Clube Comercial houve evento todas as noites, das 17h às 23h. Em Jacareí, a única noite de folia aconteceu no dia 1º de março.
Se o baile para adultos está com os dias contados, por outro lado todos os clubes mantém a programação de matinês.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.