Medidor inteligente instalado em Aparecida
Divulgação/EDP Bandeirante
Aparecida é a primeira cidade do Estado a receber o sistema de energia inteligente da EPD Bandeirante. Ao todo foram trocados 13 mil medidores para o sistema InovCity. Ainda não há uma previsão de quando o sistema pode ser estendido para outras cidades.
Segundo o assessor de relações institucionais da empresa, Marcos Scarpa, Aparecida foi escolhida devido a maior facilidade técnica, além do convênio com a prefeitura e a Secretaria de Energia do Estado. "Em um primeiro momento nós fizemos essa troca de medidores, mas tem que ser um processo que possa envolver toda a população. Agora nós vamos fazer as medições para ter certeza que todos os equipamentos transmitam as informações mais precisas e funcionem com qualidade", conta.
A medida deve trazer diversos benefícios a médio prazo para a população. "O morador que utilizar aquela tomada inteligente vai saber quanto cada equipamento consome para programar os gastos. Além disso, a empresa vai poder fazer o desligamento e religamento remoto da energia no domicílio", explica Scarpa.
Outra melhoria com a troca dos medidores é a possibilidade de saber quando há falta de energia em alguma residência. "Um vento muito forte, ou até um caminhão muito alto pode romper um cabo e cortar o fornecimento de energia da residência e aí eu só consigo saber se o morador me ligar. Com esse medidor não, eu consigo identificar em tempo real quando há falta de energia em alguma casa", finaliza.
A empresa também implantou a mobilidade elétrica, que contempla instalação de cinco pontos de carregamento e doação de 19 veículos elétricos -scooters e bicicletas- para a prefeitura e administração da basílica. Além de propiciar melhorias no sistema de iluminação pública, com a instalação de 104 luminárias LED em ruas selecionadas, que permitem a redução do consumo de energia em 44%.
Ainda foi realizada uma ação massiva de eficiência energética com a distribuição de kits com seis lâmpadas para todos os clientes residenciais, sendo que para os clientes de baixa renda, foram doadas 460 geladeiras, além da instalação de 570 chuveiros eficientes, com painéis solares para aquecimento da água.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.