Por Meon Em RMVale

Aplicativo de mototáxi se apoia em lei para funcionar em São José

Segundo sindicato, plataforma conta com 300 passageiros cadastrados

mototaxi_taubate

Serviço de mototáxi em São José tem operação semelhante ao de outros aplicativos, como a Uber e 99Pop

Arquivo/Meon

Um aplicativo de mototáxi se apoia em regulamentação de outras plataformas, como a Uber e 99Pop, para operar em São José dos Campos. O LevTraz foi desenvolvido há dois anos e já está em operação na cidade por meio do Sindmotovale (Sindicato dos Mototaxistas do Vale do Paraíba).

A ‘brecha’ encontrada é porque a atividade de mototáxi é proibida por lei na cidade. Outros municípios da RMVale contam com o serviço, como Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e Caraguatatuba.

De qualquer forma, estamos baseados em lei federal que regulamentou mototáxi, marco civil da internet, lei de mobilidade urbana e de livre concorrência"

Benedito Carlos Pres. Sindicato

“Seguimos tentando regulamentar o serviço. Estávamos em busca de soluções e esperamos o melhor momento. E apareceu a Uber, que teve várias conquistas, como a regulamentação do aplicativo e também evoluímos”, comentou o presidente do sindicato, Benedito Carlos dos Santos, o Natu.

“De qualquer forma, estamos baseados em lei federal que regulamentou mototáxi, marco civil da internet, lei de mobilidade urbana e de livre concorrência”, complementa.

O serviço é semelhante com a da Uber. Em um trajeto entre o Parque da Cidade, na zona norte, e a Rodoviária Nova, na região central, com uma distância total de 5,7km, por exemplo, o valor da corrida é de R$ 5. O valor leva em consideração preços que são praticados em outras cidades.

Segundo o sindicato, atualmente são 300 passageiros e 170 motoristas cadastrados no LevTraz. Ainda de acordo com a categoria, o serviço está em busca de outras regulamentações.

“Ao contrário de outros aplicativos, nós vamos exigir que os veículos tenham placa vermelha e treinamento para os motoristas. Essa vai ser a nossa revindicação”, ressalta Natu.

Ao Meon, a Secretaria de Mobilidade Urbana de São José informou que a atividade não é regulamentada, e por isso, é irregular. Da mesma forma que os aplicativos de carro, a votação no Senado, prevista para esta terça-feira, pode influenciar no futuro dos mototaxistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.