Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 15 JUL 2020 - 15H09

Ilhabela registra aumento de 392% no número de novos casos de coronavírus

Hotéis, pousadas, bares e salões de beleza poderão voltar a funcionar na cidade a partir da próxima quarta-feira

Divulgação/PMI
Divulgação/PMI
Como medida de prevenção à Covid-19, desde 20 de março, o sistema de travessia de balsa para acessar Ilhabela estava limitado


Ilhabela teve um aumento de 392% no número de novos casos de coronavírus. A comparação foi feita entre os dez primeiros dias de junho e o mesmo período de julho.

De 1 a 10 de junho, Ilhabela registrou 25 novos casos de Covid-19. No mesmo período de julho, foram registrados 123 novos casos da doença.

Na cidade vizinha, São Sebastião, o aumento de casos de Covid-19 nos primeiros dez dias de julho, em comparação com o mesmo período de junho foi de 57%. De 1 a 10 de junho foram confirmados 72 novos casos na cidade. No mesmo período de julho foram novos 113 casos.

Em junho, o sistema de travessia da balsa, que dá acesso ao município, estava limitado. Já em julho, não houve mais restrições quanto à travessia por decisão da justiça.

Confira abaixo o gráfico de evolução dos casos de coronavírus no arquipélago:

Reprodução/SitePrefeituradeIlhabela
Reprodução/SitePrefeituradeIlhabela


De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, o aumento de casos de Covid-19 na cidade está relacionado à abertura da balsa. "No dia da abertura da balsa, 23 de junho, eram 149 casos confirmados. Hoje são 319, um aumento de 114% em 20 dias", informou. A administração atribui o aumento de casos também à falta do uso de máscaras e relaxamento do isolamento social. 

Para conter o avanço da doença no município, "A prefeitura está monitorando todos os casos, insistindo no isolamento social dos casos confirmados e na conscientização da população sobre os cuidados necessários com o uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão, e álcool em gel". 


Balsa

Como medida de prevenção à Covid-19, desde 20 de março, o sistema de travessia de balsa para acessar Ilhabela estava limitado. Uma decisão da justiça de 26 de junho, porém, suspendeu os decretos municipais que impediam o acesso ao arquipélago, liberando a travessia, situação que foi mantida com uma nova decisão.

Flexibilização

Os hotéis, pousadas, bares e salões de beleza poderão voltar a funcionar na cidade a partir da próxima quarta-feira (15). Há previsão também que as academias e piscinas sejam reabertas a partir do dia 22 de julho.

Inquérito epidemiológico

Entre os dias 30 de junho e 02 de julho foi realizado em Ilhabela um inquérito epidemiológico de Covid-19 na população. Foram testadas 101 pessoas, sendo que 5 testaram positivo, o que representa 4,96%.

Considerando a população de 35.250 munícipes, o levantamento apontou que cerca de 1.745 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus na cidade. 

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (13), Ilhabela tem 333 casos positivos de Covid-19, sendo três óbitos e 221 pacientes recuperados. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.