A Diocese de São José dos Campos vai retomar as missas presenciais a partir de 15 de agosto. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (27).
De acordo com a Diocese, as missas serão celebradas na igreja matriz de cada paróquia que comportem um número razoável de pessoas com devido distanciamento. Além de adotar todos os protocolos de segurança e distanciamento social.
“Os padres de toda Diocese se comprometeram a tomar os devidos cuidados para essa retomada da vida sacramental das Paróquias e comunidades da Igreja particular”, diz trecho da nota da Diocese de São José.
Segundo Dom Cesar, Bispo Diocesano de São José dos Campos, fiéis dos grupos de risco devem permanecer em casa e podem continuar acompanhando as celebrações através das transmissões ao vivo.
As igrejas continuarão abertas para as orações pessoais nos períodos estabelecidos por cada paróquia, respeitando-se as orientações dadas pela Vigilância Sanitária para prevenção do contágio da Covid-19.
Orientações aos fiéis:
1. As missas serão celebradas, preferencialmente, na igreja matriz de cada paróquia e/ou em capelas/salões/locais abertos que comportem um número razoável de pessoas com o devido distanciamento.
2. Na medida do possível, durante as celebrações, as igrejas deverão ter todas as portas e janelas abertas, favorecendo a circulação do ar.
3. Ventiladores e/ou ar condicionado deverão permanecer desligados.
4. Na medida do possível, as portas de entrada e de saída deverão ser diferenciadas e sinalizadas, para evitar que as pessoas se cruzem.
5. Tanto para a entrada quanto para a saída, deverá haver pessoas encarregadas da organização, a fim de que o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas seja respeitado.
6. Cada paróquia cuidará da marcação que limitará os lugares a serem ocupados pelos fieis, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m, entre eles.
7. Depois de cada celebração, todo o local e seus objetos (bancos, cadeiras, portas, janelas, corrimãos etc) deverão ser devidamente higienizados com álcool em gel, água sanitária ou outro desinfetante, para a próxima celebração.
8. Cada paróquia estabelecerá os horários das celebrações, observando um intervalo razoável entre as mesmas para a higienização do local.
9. As celebrações sejam breves.
10. Para todas as pessoas que participarem presencialmente das celebrações será obrigatório o uso de máscaras e a higienização das mãos, na entrada da igreja.
11. Haja constante orientação aos fiéis, tanto por meio de cartazes, quanto pelas redes sociais, acerca das ações em vista do cuidado da integridade própria e do próximo: uso de máscara, distanciamento, não se cumprimentarem com aperto de mão, abraço e qualquer outra forma de contato físico, não tocarem em imagens e outros elementos presentes no local da celebração, não ficarem aglomeradas antes e depois das celebrações.
12. Enquanto perdurar a pandemia da COVID-19, os fieis católicos estão dispensados do cumprimento do preceito dominical de participação da missa, pela autoridade do Bispo Diocesano (cf. Can. 87, § 1, do Código de Direito Canônico). Portanto, haja orientação e incentivo para que as pessoas participem da missa durante a semana, evitando grande afluência às celebrações dominicais. Isso deve valer de modo especial para quem não trabalha fora de casa durante a semana.
13. Para a celebração do sacramento do Batismo, da Confirmação, da Reconciliação, da Unção do Enfermos, do Matrimônio, da 1ª Comunhão e Exéquias seguir as Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID – 19
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.