Por Moisés Rosa Em RMVale

Após uma semana, vereadores de Cruzeiro afastam de novo Ana Karin

anakarin310v_cruzeiro_divulgacao

Vereadores afastam Ana Karin (PR)

Divulgação

Os vereadores de Cruzeiro, baseados em emenda da Lei Orgânica, afastaram a mais uma vez prefeita Ana Karin Andrade (PR), após uma semana da decisão favorável do desembargador Eduardo Gouvêa para a liminar que a reconduziu à chefia do Executivo na última quarta-feira (16). O vice-prefeito Rafic Simão (PMDB) reassume o comando da prefeitura.

Segundo a emenda, o prefeito que estiver sendo processado judicialmente, por crime de responsabilidade ou criminalidade por qualquer infração penal comum, ficará afastado do cargo, com a aprovação de requerimento.

O documento foi votado em sessão na noite desta terça-feira (22), com nove votos favoráveis e apenas um contra -Marco Aurélio Siqueira (PR)-, no qual a Câmara decidiu pelo afastamento até que a Justiça julgue as possíveis irregularidades no contrato com uma empresa que prestou serviços em 2009 para a Prefeitura de Cruzeiro.

“Ela [Ana] ainda está respondendo um processo de improbidade administrativa, com o bloqueio de bens por fazer parceria com uma empresa para capitanear recursos para a prefeitura. O serviço nunca foi prestado e houve gasto de dinheiro público entorno de R$ 140 mil, conforme apontamento do Ministério Público”, afirma o presidente da Câmara de Cruzeiro, o vereador Thales Gabriel (PC do B).

Outro lado
Para Ana Karin, a emenda é inconstitucional e não dá o direito para os parlamentares decidirem o processo. “Meu advogado já está entrando com recurso para mostrar que essa manobra é inconstitucional. Os vereadores querem passar por cima da lei maior, que é a da Justiça. Toda essa situação está confundindo e prejudicando a população”, comenta.

Sobre o processo de improbidade, Ana se diz tranquila. “É uma baixaria o que os vereadores estão fazendo. Pegaram contratos de 2009, cujo Tribunal de Contas já tinha aprovado as contas e estão tentando criar situações. Por que só agora?”, indaga.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.