Desenvolvedores do projeto: Rodrigo Rocha, do lado esquerdo, Abner Augusto ao centro, Gabriel Motta, ao lado direto
Divulgação/Você Recicla
Alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) de Pindamonhangaba desenvolveram um aplicativo que auxilia na coleta e destinação de recicláveis. A ferramenta conecta catadores a empresas geradoras de resíduos.
O criador do projeto Você Recicla, Rodrigo Rocha, afirma que o objetivo do aplicativo é reduzir a quantidade de materiais recicláveis que vão para o aterro sanitário todos os dias, além de gerar oportunidades para os catadores de resíduos.
Para utilizar o programa é preciso baixar o aplicativo e escolher o horário e local em que deseja ser atendido por um coletor. Assim, a ferramenta tem outra função que é o rastreamento do caminhão de lixo responsável pela coleta no município, informando ao usuário o horário e o tipo de coleta (orgânica ou seletiva) e a posição do caminhão em tempo real.
Hoje, o aplicativo possui aproximadamente 390 usuários e 20 catadores cadastrados, todos na cidade de Pindamonhangaba, e os criadores têm projeção de expansão para as principais cidades da Vale do Paraíba no segundo semestre deste ano.
Rodrigo Rocha conta que os catadores vendem os resíduos diretamente para a indústria de transformação, sem intermediários, por isso, os idealizadores do projeto conseguem melhores preços a pagar pelos materiais. Rodrigo diz ainda que o aplicativo atende dois perfis de catadores, como os que de fato já sobrevivem disso há muito tempo, e pessoas que buscam na reciclagem um ganho financeiro para pagar contas básicas de pequeno valor.
O aplicativo está disponível para usuários de Android e iOS, e também pode ser acessado pelo site.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.