Por Meon Em RMVale

Arrecadação da Prefeitura de São José fica 3% abaixo do previsto, mas gastos públicos caem cerca de 9%

O balanço do quadrimestre foi apresentado na Câmara nesta segunda

paco_municipal_sao_jose_dos_campos_pmsjc

A previsão é que o orçamento do último quadrimestre mantenha o mesmo ritmo

Divulgação/PMSJC

A arrecadação da Prefeita de São José dos Campos ficou 3,21% abaixo do previsto para o segundo quadrimestre de 2019. Em contrapartida, os gastos da administração pública ficaram cerca de 9% abaixo do previsto.

O balando do quadrimestre foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (23). Os dados apresentados comparam os valores previstos na LOA (Lei Orçamentária Anual) – estudo que prevê a arrecadação e gastos do ano seguinte – com o que de fato foi arrecadado e gasto. Esse balanço é feito quadrimestralmente.

Erllin Monteiro, secretário adjunto de Gestão Administrativa e Finanças, explica que a arrecadação foi menor que o esperado por conta de impactos na economia nacional.

“Quando fizemos a LOA 2019, o crescimento do PIB do país era estimado em 2,5%. Agora, cerca de um ano depois, o crescimento atual do PIB é 0,82%. Isso tem um impacto muito grande pra gente”, explica

De acordo com o secretário adjunto, mesmo com a arrecadação ficando abaixo do previsto, não há problemas com o orçamento, pois os gastos públicos diminuíram consideravelmente.

“Não há motivo pra se preocupar porque reduzimos cerca de 9% dos gastos. [...] E mesmo com a arrecadação menor do que o previsto, ainda está cerca de 10% maior do que o ano passado”, disse Erllin.

Leia MaisApós decisão de greve, produção fica parada no segundo turno da Embraer em São José nesta terça-feiraOperação contra evasão de pedágio flagra 22 motoristas em Jacareí

A previsão é que o orçamento do último quadrimestre de 2019 mantenha esse ritmo: com a arrecadação um pouco abaixo do previsto, mas sem grandes impactos. Erllin disse ainda que a prefeitura controla os gastos de acordo com a arrecadação.

“A estimativa é manter o ritmo que está hoje. Arrecadação abaixo do que foi orçado no ano passado, só que a despesa também será menor. Fazemos o monitoramento diariamente pra não gastar mais dinheiro do que está vindo”, explica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.