Faixa no Pinheirinho antes da desocupação em 2012
TandaMelo/CSP-Conlutas
Um ato pelos dez anos de ocupação do Pinheirinho, acontece na manhã desta quarta-feira (26), em São José dos Campos. A manifestação organizada por ex-moradores e pela CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular) marca a data e protesta contra a falta de moradias para famílias retiradas do terreno em janeiro de 2012.
Além da manifestação, que acontece a partir das 9h, em frente da antiga área do Pinheirinho, um outro protesto está marcado para as 17h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Colonial, na região sul da cidade. De acordo com os organizadores, o local foi escolhido por ter abrigado famílias durante a desocupação, em 2012.
Também na igreja haverá uma mostra de fotos e exibição de vídeos que retratam a ocupação.
Para Toninho Ferreira, liderança da CSP-Conlutas, o Pinheirinho é um marco na luta por moradia no Brasil e no mundo. "Os governos tentaram acabar com o movimento, mas não conseguiram. São dez anos de uma luta que terá continuidade, mesmo após a construção das novas casas, exigindo moradia para todos”, ressalta.
Relembre o caso
26 de fevereiro de 2004 - Grupo sem-teto ocupa o Pinheirinho;
22 de janeiro de 2012 - Tropa de Choque da PM invade a área e retira todas as famílias de suas casas;
Agosto de 2013 - Governo anuncia a construção das casas para as famílias desalojadas. O bairro vai se chamar Pinheirinho dos Palmares e fica no Putim, região sudeste de São José dos Campos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.