Por Do Meon Em RMVale

Aumenta quantidade de larvas do Aedes aegypti em Guaratinguetá

EM 50% dos casos a larva foi encontrada nos ralos das residências

20140227_dengue620_sjc_divulgacaodouglaslugano01

Secretarias realizam mutirões para identificar possíveis focos

Divulgação

A Prefeitura de Guaratinguetá está reforçando os trabalhos de prevenção e combate à Dengue no município devido ao aumento nos índices de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrados na cidade na avaliação realizada em janeiro, pela Vigilância Epidemiológica.

A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do mês passado foi de 8,8, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, em 8,8 deles foi encontrada a larva do mosquito transmissor da Dengue. Essa avaliação foi implantada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para verificar os níveis de infestação das larvas do Aedes aegypti em uma determinada área geográfica. Até o índice 1 da ADL, o resultado é considerado satisfatório. De 1,1 a 2,9 já é considerado estado de alerta. A partir do índice 3 é risco de epidemia.

Nesta avaliação, sempre realizada em janeiro, julho e outubro, também é verificado em que tipo de local e recipiente a fêmea está reproduzindo com mais frequência. Foi detectado que em quase 50% dos casos a larva foi encontrada nos ralos, tanto nos internos como nos externos dos imóveis. Por isso, o maior cuidado da população nesse momento no combate à Dengue deve ser com relação aos ralos.

A orientação da prefeitura é que sejam adotados para os ambientes internos os ralos que abrem e fecham, desde que sejam mantidos fechados toda vez que não estiverem sendo usados. Para os ralos externos (e vale também para os internos) as dicas são: tapá-los com tela de mosquiteiro ou aplicar produto químico (como cloro, água sanitária, desinfetante) no mínimo uma vez por semana (mas se chover ou o quintal for lavado, o procedimento deve ser repetido).

Mutirão
Nos finais de semana, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, continua realizando o arrastão contra a Dengue e a Operação Cata-Bagulho nos bairros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.