Por Julia Lopes Em RMVale Atualizada em 05 JUN 2021 - 10H39

Baleia Jubarte que estava presa em rede de pesca é resgatada no Canal de São Sebastião

A equipe do Instituto Argonauta realizou o resgate do animal


Na manhã desta sexta-feira (4), uma Baleia Jubarte que estava presa em uma rede de pesca foi resgatada no Canal de São Sebastião pelo Instituto Argonauta.

Segundo o instituto, a equipe recebeu um acionamento através do CMA-ICMBIO (Centro de Mamíferos Aquáticos) sobre o animal preso. Com isso, os biólogos e oceanógrafos do Instituto Argonauta deslocaram-se até o local onde confirmaram que o animal estava envolto por uma rede de pesca.

O Projeto Baleia à Vista, que atua no monitoramento de cetáceos na região, acompanhado da equipe do Projeto Conservação da Toninha/FMAII, também estavam presentes no local. Eles apoiaram a ação e registraram o trabalho de resgate que foi realizado com sucesso pela equipe do Instituto Argonauta.

De acordo com instituto, soltar uma baleia de redes de pesca é uma atividade extremamente arriscada que precisa ser feita seguindo protocolos específicos e regulamentados no Brasil pelo CMA-ICMBIO e por uma equipe técnica capacitada para evitar ao máximo o risco a vida da equipe de salvamento. A capacitação e o uso de equipamentos corretos e adequados para este tipo de atividade é muito importante para o sucesso da operação.

Segundo o biólogo Manuel Cruz Albaladejo, “uma das nossas maiores preocupações era com a segurança de turistas que estavam tentando fazer o procedimento de salvamento da baleia e que mesmo que com a melhor das intenções não deve ser feito por pessoas despreparadas, por colocar em risco a si mesmas, bem como o próprio animal”.

A baleia jubarte foi resgatada com sucesso, sem colocar em risco a segurança do animal e das pessoas envolvidas no resgate. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Julia Lopes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.