Por Meon Em RMVale

Biometria facial começa a valer para todos usuários do transporte público de São José

Segundo as empresas de ônibus, a medida é para evitar fraudes durante a integração

onibus_em_sjc_claudio_vieira_pmsjc

Todos os passageiros do transporte público de São José dos Campos serão submetidos à biometria facial a partir desta segunda-feira (23). O usuário que repassar o vale-transporte ou bilhete único para outra pessoa terá o cartão bloqueado após o passageiro ser notificado pelo Consórcio 123, responsável pela operação do transporte na cidade. A medida, segundo as empresas de ônibus, é para evitar fraudes durante a integração de linhas.

Desde 2015, quando as empresas adotaram o sistema de biometria, apenas os estudantes, idosos e portadores de deficiência física estavam sujeitos ao controle por identificação facial. 

Segundo Rubens Fernandes, diretor executivo da Busvale, entidade que representa as principais empresas de ônibus urbano da RMVale, com a ampliação do sistema será possível ter mais controle sobre a utilização do bilhete eletrônico. 

“A pessoa utiliza o cartão no ônibus e tem 2h para integrar com outra linha, mas ela não integrava e repassava o cartão para que outra pessoa utilizasse ele em outro ônibus. Agora com a biometria facial isso não será mais possível porque o usuário que estiver utilizando o cartão será identificado”, disse.

Na prática, quando a pessoa utilizar o bilhete eletrônico que não seja o dela durante a integração de ônibus, por exemplo, a passagem será debitada normalmente, mas o titular do cartão será notificado para justificar o ato e terá o bilhete bloqueado. 

“A intenção não é constranger [o passageiro], mas sim conscientizar as pessoas. As normas têm que ser corretas tanto para o usuário quanto para as empresas, não é consciente a pessoa fazer isso”, completou Rubens Fernandes.

O reconhecimento será feito por microcâmeras instaladas próximo ao dispositivo de validação dos bilhetes eletrônicos. As câmeras registram os traços do passageiro e, com base em informações do cadastro dos usuários, é feita a comparação dos dados. 

O sistema de transporte urbano de São José dos Campos é operado por três empresas de ônibus, sendo elas, CS Brasil, Expresso Maringá e Viação Saens Peña. Atualmente, a cidade conta com 390 ônibus, que percorrem 108 linhas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.