RMVale

Bombeiro critica coach que organizou passeio de turistas resgatados no Pico dos Marins

Críticas, veiculadas pela rede social do bombeiro, foram contra falta de conhecimento técnico para guiar passeio

Escrito por Gabriel Campoy

07 JAN 2022 - 11H32 (Atualizada em 07 JAN 2022 - 15H11)

O bombeiro Pedro Aihara da corporação do estado de São Paulo criticou fortemente pelas rede sociais o coach Pablo Marçal, responsável por levar turistas ao Pico dos Marins, em Piquete, em passeio que terminou em ação de resgate do Corpo de Bombeiros.

“Um coach irresponsável e fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o Pico dos Marins debaixo de chuva, sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura, porque, segundo ele, ‘é tudo emocional’”, desabafou o bombeiro.

Ele ainda enfatiza no story seguinte “respeitar profundamente quem exerce adequadamente a profissão de coach”.

Em outro story, o bombeiro pede que as pessoas procurem “alguém tecnicamente responsável “, para realizar aventuras deste tipo.

“Não acredite em quem romantiza o risco (...) para você não ter que acabar voltando de carona com a gente (Corpo de Bombeiros)”, finaliza.

Escalada até o Pico dos Marins era um “exercício de superação dos limites”

Pablo Marçal é um coach que procura trazer, através de seus cursos disponibilizados na internet, resultados financeiros e emocionais para seus 2 milhões de seguidores do Instagram. “10 anos de resultado em apenas 1 único ano”, está escrito em seu site oficial de forma destacada.

Segundo os stories, Marçal queria levar os turistas ao Pico como uma forma de enfrentar dificuldades e chegar, “com muito foco”, ao fim do desafio.

Ao longo do trajeto, muitas pessoas desistiram, sobrando um grupo pequeno para escalar o pico. De acordo com o publicado nas redes, Marçal havia avisado previamente sobre os riscos.

“Não era uma colônia de férias, todos estavam consciente dos riscos e por isso a maioria não subiu. Eu fui o último a subir e o primeiro a chegar”, disse.

Entenda o caso

Um grupo de 32 turistas perdidos no Pico dos Marins, na região de Piquete, foi resgatado pelo Corpo dos Bombeiros na madrugada desta quarta-feira (5).

Segundo informações da corporação, os viajantes estavam acampados no pico e após uma forte chuva, com rajadas de vento, as barracas acabaram voando deixando todos desabrigados.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas por volta das 4h30 e por conta das dificuldades de acesso do local, somado à chuva e ventania, o acesso até às vítimas foi difícil e demorado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.