Por Meon Em RMVale

Bombeiro Sangue Bom quer mobilizar mais pessoas para doação de sangue no dia 23

doacaosangue_bombeiro_saosebastiao310v_lucianovieirapmss

Doadora participa da campanha 
Bombeiro Sangue Bom 

Luciano Vieira/PMSS

Muitas pessoas compareceram ao posto do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, no último dia 3, para doar sangue e apoiar a ação solidária Bombeiro Sangue Bom.

A iniciativa continua no próximo dia 23, no Tebar Praia Clube, e pretende mobilizar um número maior de pessoas para manter o Hemonúcleo de Taubaté, responsável pelo abastecimento do Litoral Norte.

O capitão PM Felipe Leanza Paes, comandante do posto do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, explica que a meta para as doações na primeira etapa era atingir, no mínimo, 60 bolsas de sangue, porém pouco antes do encerramento do cadastro somente cerca de 50 fichas de coleta foram preenchidas, sendo que aproximadamente 30% das pessoas ficam impedidas de doar na hora da entrevista por não estarem dentro das condições de saúde específicas.

“A doação é realizada neste quartel há sete anos. No início conseguíamos coletar mais de 100 bolsas de sangue e este número vem caindo anualmente. Precisamos mobilizar um número maior de pessoas, principalmente, nesta época de férias e ainda mais com a Copa do Mundo e o alto índice de acidentes, o número de bolsas de sangue do hemonúcleo diminui rapidamente. Uma bolsa de sangue salva diversas vidas”, afirma Paes.

Júlio Cesar da Silva, 37 anos, morador da Topolândia, participou da campanha pela terceira vez e não pretende parar. “O que me motiva é saber que estou fazendo o bem. Não dói nada e ainda estou ajudando as pessoas. São 10 minutos de doação que podem garantir que pessoas vivam por muitos anos”, conta.

A campanha Bombeiro Sangue Bom é desenvolvida pela Secretaria de Estados dos Negócios da Segurança Pública, em parceria com o Rotary Club e a Prefeitura de São Sebastião.

Quem quiser cooperar com a campanha, pode ir, no próximo dia 23, ao Tebar Praia Clube, na Praça Almirante Barroso, 2, no Centro Histórico. As coletas vão começar às 10h e seguem até às 12h.

Para doar são necessárias algumas condições básicas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos e derivados do leite antes de doar.

Autorização 
Os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal e os dois devem estar com documentos oficiais com foto. Os doadores de primeira viagem devem ter no máximo 60 anos.

Todos os doadores devem apresentar um documento oficial com foto, como RG, Carteira de Trabalho ou de Habilitação. Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

Entrevistas 
Os voluntários passam por uma entrevista para verificar se há algum impedimento para a doação. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitos há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Outros critérios, mais específicos, são igualmente avaliados, porém de forma individual, no momento da entrevista com um profissional de saúde do Hemonúcleo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.