RMVale

Cachoeira Paulista completa 142 anos nesta quarta-feira

Sede do Inpe, a cidade histórica recebeu Dom Pedro I e foi quartel durante a Revolução de 32

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

09 MAR 2022 - 14H59 (Atualizada em 09 MAR 2022 - 15H28)

Reprodução

Cachoeira Paulista, que fica aos pés da Serra da Mantiqueira, no Vale Histórico, completa 142 anos de emancipação. Para celebrar, a administração municipal promoveu um ato cívico e missa de Ação de Graças nesta manhã, na praça Prado Filho e na Paróquia de Santo Antônio, respectivamente.

De acordo com o arquivo histórico da prefeitura, documentos de 1730 mencionam um povoado pertencente à então Vila de Lorena, que se chamava Arraial do Porto da Caxoeira.

Importância histórica

Entre os eventos mais importantes na cidade, está a passagem de Dom Pedro I pela então Freguesia de Santo Antônio da Cachoeira, em 1882, pouco antes da Proclamação da Independência.

Outro episódio marcante foi a Revolução Constitucionalista de 1932, durante a qual Cachoeira Paulista transformou-se em praça de guerra ao assumir o posto de Quartel General do Movimento Constitucionalista.

Antes de se chamar Cachoeira Paulista, a cidade teve sete nomes diferentes: Porto da Caxoeira, Arraial do Porto da Cachoeira, Porto da Cachoeira, Arraial porto da Cachoeira de Santo Antônio, Freguesia de Santo Antônio da Cachoeira, Vila de Santo Antônio da Bocaina, Vila de Santo Antônio da Cachoeira, Vila da Bocaina, Bocaina, Cachoeira e Valparaíba.

Atualmente, o município é sede do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.