RMVale

Câmara de São José aprova moções de repúdio contra o corte de orçamentos do INPE

Casa legislativa permite também a abertura de uma comissão parlamentar para diálogo e fiscalização com o Governo Federal e o instituto

Escrito por Gabriel Campoy

15 JUN 2021 - 22H24 (Atualizada em 15 JUN 2021 - 22H37)

Cleverson Nunes

Duas moções de repúdio ao corte de orçamentos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foram aprovadas nesta terça-feira (15), durante a 40ª sessão ordinária da Câmara dos Vereadores.

Uma delas, assinada em autoria por 14 vereadores, foi aprovada de forma unânime pela casa legislativa.

Segundo o documento, o corte de orçamento é avaliado em cerca de R$ 44 milhões, e representa 18% a menos que o repasse feito pelo Governo Federal em 2020.

“Há riscos de serviços serem desligados, a exemplo do supercomputador Tupã que faz a previsão do tempo e a modelagem climática, com o qual é possível prever a estiagem”, afirma um trecho do documento. O equipamento, devido à manutenção, tem custo anual de R$ 1 milhão em energia elétrica.


Comissão parlamentar também é aprovada

Sobre o mesmo tema, a casa legislativa aprovou também o requerimento da vereadora Amélia Naomi (PT) que prevê a criação de uma comissão de vereadores para fiscalização e diálogo com o INPE e o Governo Federal para, segundo ela “buscar uma resolução que não traga prejuízos e nem paralise os trabalhos realizados pelo instituto na preservação e manutenção do meio ambiente”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.