Os vereadores de São José dos Campos aprovaram na terça-feira (10), durante a sessão de câmara, o requerimento de solicitação ao Governo de São Paulo e Instituo Butantan para que a cidade seja incluída no projeto LAB Móvel.
A iniciativa se trata de um laboratório itinerante que acelera o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e aprimora o monitoramento das variantes da doença em todo território estadual.
O requerimento foi apresentado pelo vereador Marcão da Academia (DEM), que justificou o pedido com o fato de que São José é referência e polo central de atendimento no Vale do Paraíba e recebe visitantes de municípios vizinhos, o que, segundo ele, tornaria propícia a circulação do vírus e de suas variantes.
Na RMVale, a primeira parada do Lab Móvel confirmada será Aparecida.
De acordo com o Instituto Butantan, o resultado das análises feitas dentro do Lab Móvel sairá em até 24 horas. Em seguida, inicia-se o sequenciamento genômico das amostras positivas, que pode durar de três a seis dias. Atualmente, os laboratórios da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2, gerenciada pelo Butantan, levam de dez a 12 dias para concluir todo o processo entre testagem e sequenciamento genômico do vírus.
Os municípios interessados em receber o laboratório se responsabilizam por realizar as coletas de amostras nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhá-las ao laboratório itinerante. Lá, os especialistas realizam o diagnóstico e separam as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes.
Sequenciar as amostras é necessário porque os vírus sofrem alterações nos seus códigos genéticos, gerando variantes, como a Delta, por exemplo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.