Vereadores de Taubaté questionam números da dengue para a Vigilância
Divulgação/CMT
Os 1.809 casos de dengue confirmados pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté foram alvos de críticas em audiência pública, na noite desta quinta-feira (9), na Câmara. A reunião contou com a presença da chefe da Vigilância Epidemiológica, a médica Stella Zollner, vereadores e outros representantes da Secretaria de Saúde.
Os vereadores criticaram a postura do governo Ortiz Junior (PSDB), que segundo os parlamentares não está implantando as ações essenciais para combater a epidemia de dengue na cidade e ameaçam abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigarem os reais casos. Hoje, a cidade possui 97 mil imóveis e conta cem funcionários destinados às vistorias nas residências.
"É impossível que Taubaté tenha apenas quase dois mil casos. Afirmo que a cidade tem 20 mil casos e vou propor uma CPI da dengue para mostrar os verdadeiros números da dengue. Cadê o prefeito para explicar, fugiu?", indagou o vereador e presidente da Câmara de Taubaté, Carlos Peixoto (PMDB).
A médica responsável pela Vigilância comenta que nesta sexta-feira (9), o departamento vai divulgar um novo balanço sobre a situação da dengue. "Divulgaremos o novo boletim, mas posso garantir que não temos 20 mil casos na cidade. Trabalhamos com transparência na apuração", afirma Stella.
"Dizer que Taubaté não está em estado de calamidade é leviano por parte do governo", ressalta Peixoto.
Para a vereadora Pollyana Gama (PPS), o prefeito não planejou a destinação de verbas para o setor, prejudicando o andamento dos trabalhos da Vigilância. "O gestor não priorizou o setor e estão falhando no orçamento. Também concordo com a abertura da CPI para apurar os dados", destaca a vereadora.
O morador Américo Esteves comenta que prefeitura precisa mapear os pontos mais críticos na cidade. "Um mapeamento precisa ser realizado nos principais focos, podendo solicitar ajuda dos órgãos competentes e universidades da região, que possuem cursos de Biologia e Agronomia e poderiam contribuir para os planejamentos e ações", diz Esteves.
Exército
O Exército vai realizar na próxima semana, uma força-tarefa em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, para ajudar na vistoria e conscientização dos moradores de Taubaté. O reforço foi confirmado durante a audiência pública.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.