RMVale

Caminhada alerta sobre violência contra idosos

Ação faz parte da campanha Junho Violeta

Escrito por Meon

18 JUN 2024 - 13H04 (Atualizada em 18 JUN 2024 - 13H19)

Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, uma caminhada no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana (região central) com a participação de frequentadores das Casas do Idoso Centro, Norte, Leste e Sul.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

É mais uma ação da campanha nacional Junho Violeta, de conscientização e combate à violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é "Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos."

O objetivo da campanha e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é a conscientização de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, mas disseminar a ideia de que isto não deve ser aceito como normal.

Além da caminhada, haverá sensibilização sobre o tema, atividades físicas, como alongamento, e lanche comunitário.

Junho Violeta

No último sábado, 15 de junho, foi realizado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Para ampliar a conscientização sobre a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência contra os idosos estão sendo realizadas neste mês, nas quatro Casas do Idoso, rodas de conversa, peças de teatro, caminhadas e atividades físicas em praças nas proximidades das unidades.

Proteção e cuidados

São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.

Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e ás famílias.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.

Denúncias

A Prefeitura de São José dos Campos conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.

As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.

Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.