Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 08 OUT 2020 - 11H34

Campanha de vacinação contra a pólio: médico comenta sobre a importância de se vacinar

Vacinação teve início na segunda-feira (5) e segue até o dia 30 de outubro

Reprodução/AgênciaBrasil/FernandoFrazão
Reprodução/AgênciaBrasil/FernandoFrazão


As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de atualização da Carteira Nacional de Vacinação tiveram início na última segunda-feira (5) no país. Elas devem seguir até o dia 30 de outubro, sendo no próximo dia 17, o dia de mobilização nacional.

O público-alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos. Já a atualização da Carteira Nacional de Vacinação é voltada para crianças de 0 a 14 anos.

Embora o momento que enfrentamos seja atípico, especialistas reforçam a importância de se vacinar.

“Uma vacinação só é efetiva quando se tem uma adesão maciça da população, quando a gente consegue formar o que a gente chama de cinturão imunológico. Esse cinturão imunológico é o que faz a barreira para que essa doença deixe de circular em uma população”, explica o Dr. Lucas Fadel Monteiro dos Santos, coordenador da UTI Pediátrica e Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos.

O especialista destaca que a vacina contra a pólio não visa somente a proteção da criança, mas da população como um todo.

Portanto, desde que respeitadas as medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social, o médico não vê problemas na população se dirigir aos postos de saúde para vacinação.

“Lembrando que as doenças imunopreveníveis, que são as doenças contra as quais você estará se vacinando, são doenças também bastante perigosas, principalmente para crianças. E a ausência dessas vacinas faz com que a criança fique vulnerável”, comenta.

São José dos Campos

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos informou que as campanhas estão sendo realizadas nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Medidas de prevenção à Covid-19 estão sendo adotadas, como nas demais unidades de saúde. A prefeitura reforça que não há aglomeração, pois trata-se de uma campanha seletiva.

Taubaté

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté reforça a necessidade de comparecimento da população às unidades de saúde para receber as doses e melhorar os indicadores de cobertura vacinal do município.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de Taubaté que dispõem de salas de vacinação. Os dias e horários específicos de funcionamento de cada unidade podem ser conferidos neste link.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.