O prefeito de Campos do Jordão, Caê (Republicanos), sancionou nesta quarta-feira (8) a lei que cria a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para veículos que entrarem na cidade. A cobrança está prevista para começar a valer no segundo semestre de 2026, conforme informou a administração municipal.
De acordo com a Prefeitura, o texto foi sancionado integralmente, sem vetos, e publicado no Diário Oficial do Município, quase duas semanas após a aprovação pela Câmara Municipal. A nova taxa será cobrada de veículos que acessarem a cidade, com valores que ainda serão definidos em decreto regulamentador.
O objetivo da TPA é arrecadar recursos para compensar os impactos ambientais e urbanos provocados pelo alto fluxo de turistas, especialmente durante feriados prolongados e na alta temporada de inverno. A medida segue o modelo já adotado em outras cidades turísticas do país, como Ilhabela e Ubatuba, onde a cobrança é direcionada à manutenção da infraestrutura, coleta de resíduos e preservação ambiental.
A Prefeitura informou que os detalhes sobre a cobrança — como valores, isenções e forma de pagamento — serão definidos em regulamentação complementar até o início da vigência da nova lei.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Emprego SJC: Estação Coronel abre 20 vagas
Estação Coronel abre 20 vagas para nova unidade no Urbanova
Previsão do tempo para quinta-feira (13) em São José
Sol predomina pela manhã, mas a temperatura dispara
EDP oferece descontos e parcelamento em até 60x para negociar dívidas até 30/12
Campanha “Luz Verde para Resolver” oferece condições especiais, como isenção de juros e parcelas reduzidas, para clientes com contas de energia atrasadas na RM Vale
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.