RMVale

Capivara Festival promove reflexão sobre meio ambiente na edição 2021 em Guará

Terceira edição do evento reúne artistas da RMVale com oficinas gratuitas

Escrito por Bruna Oliveira

21 SET 2021 - 08H18 (Atualizada em 21 SET 2021 - 09H41)

Assessoria Capivara Festival

O mês de outubro dá início as atividades culturais da terceira edição do “Capivara Festival 2021”, em Guaratinguetá. O festival produzido por um coletivo de jovens desde 2017, reúne artistas, expositores e empreendedores locais em uma iniciativa independente.

A edição 2021 tem a proposta de promover reflexão sobre o meio ambiente e os povos originários, e traz oficinas gratuitas que abordam técnicas e conhecimento das culturas indígenas, como a puba e a argila. O Capivara Festival pretende, assim, oferecer atividades culturais, educacionais e sociais. Neste ano, a programação reunirá artistas de outras cidades do Vale do Paraíba.

Nos dias 25 e 26 de setembro, o festival tem início com a Oficina “Comida da Terra” às 15 horas, de forma remota, através da plataforma Google Meet. A oficina será ministrada pela especialista em culinária, Evelyn Landim, que pesquisa sobre mandioca, fermentação natural e alimentação sustentável.

Divida em duas partes subtemáticas, no dia 25 a oficina “Conheça a Puba” vai apresentar um breve histórico da cultura da mandioca no Brasil, também mostrará o que é a Puba e suas formas de preparo em casa. No dia 26, “Como Cozinhar a Puba” vai explicar e demonstrar algumas formas de preparos culinários a partir da Puba. A oficina é gratuita e para participar é necessário fazer a inscrição através do link.

Leia MaisPrevisão: RMVale tem dia de calor intenso e previsão de chuva nesta terça-feiraTJ nega indenização por uso indevido de máscara em supermercado de São José Após onda de calor intenso, temperaturas caem 10°C na RMVale na quarta-feiraO Capivara Festival vai oferecer, além da oficina “Comida da Terra”, uma oficina de torno e modelagem manual, com foco na produção de peças de cerâmica. A argila como matéria-prima para a oficina será oferecida sem custo aos alunos pela organização do festival. 

A grade de atrações tem shows, dança, peça teatral, artes visuais e plásticas, debates, literatura e a aguardada Feirinha de Economia Criativa. A cobertura e a programação completa do evento podem ser encontradas nos perfis oficiais no Facebook e no Instagram (@capivarafestival).

A idealização do evento ,que ocorreu em 2017, teve como objetivo promover a cultura artística da região, com um discurso voltado para a juventude. O festival se tornou um símbolo cultural entre os artistas e conquistou importantes espaços e apoios. Seu nome símbolo é uma homenagem a esse mamífero roedor, espécie nativa da América do Sul e comumente encontrada às margens do rio Paraíba do Sul. Além de ser uma forma de lembrar e dar visibilidade ao animal que ainda é tão injustiçado e sofre com as caças ilegais e agressões físicas pela população local. A capivara é, portanto, um símbolo de resistência cultural, artística e social.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Oliveira, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.