Por Fernanda Niquirilo Em RMVale Atualizada em 10 ABR 2021 - 08H07

Carro que Príncipe Phillip usou em sua visita a São Paulo em 1968 está em Caçapava

Presente na exposição “Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas memórias” o veículo Packard pertenceu ao colecionador Roberto Lee e foi doado pela herdeira à prefeitura


Uma curiosidade acerca da família Real Britânica faz morada na cidade de Caçapava localizada na RMVale.

Um dos veículos que integrou a comitiva da Rainha Elizabeth em sua visita ao estado de São Paulo em 1968, um Packard, 1938, que foi destinado ao transporte do Príncipe Phillip, integra a exposição de arte contemporânea “Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas memórias”, idealizada pelo historiador, jornalista e produtor cultural, Fabrício Correia, em cartaz no Centro Cultural de Caçapava, desde 2017.


Fabrício Correia e Ex-ministro José Gregori


O automóvel integra a coleção de veículos antigos Roberto Lee, tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), em 1982.

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi fundado em 1963, quando o governo do Estado de São Paulo considerou-o de utilidade pública através do Decreto-Lei no 42.254. Surgido de uma coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas por Roberto Eduardo Lee, desde 1948, foi transferido para a cidade em 1964, permanecendo em funcionamento até a década de 90.

Doado por uma das filhas de Roberto Lee, Mariangela Matarazzo à Prefeitura Municipal de Caçapava, em 2012, o acervo foi reaberto para visitação pública em formato de uma exposição de arte contemporânea, idealizada pelo ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Caçapava, que aproveitou todos os veículos restantes, motores, peças diversas, gravuras e documentos da coleção, além de uma intervenção do próprio Roberto Lee, encontrada no acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, onde o empresário apresenta o museu aos visitantes.

“É uma satisfação enorme, poder ter sido ponte para entregar novamente aos brasileiros, o acesso à coleção Roberto Lee, a primeira no que tange a prática do antigomobilismo no Brasil. Por meio dela, inclusive, Caçapava conquistou o título de Capital Nacional do Antgomobilismo pelo Governo Federal." Afirma Fabrício Correia.

"Esse carro tem uma história interessante e uma lenda: Roberto Lee emprestou o carro ao governo do estado, mas fez questão de dirigi-lo durante o período de desfile a céu aberto. No carro estavam a então primeira dama do estado, Maria do Carmo Abreu Sodré e o príncipe Phillip, já que a rainha desfilava em outro veículo com o governador Abreu Sodré. Dizem que durante o desfile a primeira dama interagiu diversas vezes com o empresário Roberto Lee. Na chegada o príncipe encabulado perguntou o que tanto a Maria do Carmo conversava com o motorista e ela respondeu; Ele é o dono do carro.” Conclui.



O Museu

De acordo com o coordenador do acervo, Hudson Moreira, o museu está em fase de reestruturação e tão logo o Governo do Estado estabeleça reabertura de espaços culturais, o museu estará recebendo público novamente, com entrada franca.

O museu fica na Avenida Dr. José de Moura Resende, 475, no bairro Vera Cruz em Caçapava.

Telefone para informações ao público: (12) 3652-9222.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.