Por Meon Em RMVale Atualizada em 16 JUL 2020 - 18H20

Casa de repouso em Caraguá tem atividades suspensas após mortes de idosos por covid-19

A Casa de Repouso Jardim do Éden está proibida de receber novos residentes

Google Maps
Google Maps


Uma casa de repouso de Caraguatatuba suspendeu as atividades após o Ministério Público apontar alto índice de contaminação do novo coronavírus. Três idosos faleceram da doença respiratória.

De acordo com o Ministério Público, a Vigilância Sanitária Municipal visitou a Casa de Repouso Jardim do Éden, no bairro Barranco Alto, e identificou um surto de contaminação do coronavírus, além de não estarem cumprindo as normas sanitárias divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Uma enfermeira e uma cuidadora não estavam utilizando máscara; não havia disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos na entrada do estabelecimento; os assentos coletivos, cuja retirada já havia sido determinada, ainda permaneciam no local sendo normalmente utilizados; ausência de utilização de luvas pelos cuidadores no contato com os idosos; o distanciamento entre os idosos nas áreas coletivas não estava sendo observado segundo os padrões estabelecidos; nenhum dos idosos usava máscara; o pessoal da limpeza não possui EPI adequado; o fluxo de roupas sujas e limpas ocorre sem a devida separação; cuidadores lidam com utensílios do refeitório que deveriam estar destinados à manipulação exclusiva do setor da cozinha”, diz trecho do documento.

O MP ainda informa que as visitas deveriam ter sido suspensas durante a pandemia, mas familiares puderam visitar os idosos durante a quarentena.

Na última quarta-feira (8), o juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior determinou que todos os idosos fossem retirados do local pelas famílias ou curadores, que a Casa de Repouso ficasse fechada de abrir com multa diária de mil reais em caso de descumprimento. Além de estar proibido de receber novos residentes.

O advogado Roberto Magiolino informou que as atividades estão suspensas até que a Vigilância Sanitária autorize o funcionamento. Todos os responsáveis pelos idosos foram notificados para que retirassem os idosos. Os residentes que não puderam ser retirados continuarão a serem cuidados, recebendo todos os cuidados seguindo os protocolos até que sejam retirados pelo responsável.

Magiolino ainda informou que os óbitos foram de um senhor que foi encaminhado a UPA com problemas cardíacos, antes de ser encaminhado a Unidade, ele testou negativo. A Casa de Repouso acredita que ele não adquiriu o vírus no estabelecimento. A segunda vítima era um idoso que foi encaminhado a UPA com síndrome gripal e testou positivo a covid-19. Já a terceira vítima, uma senhora que foi encaminhada a UPA para tratar de uma infecção urinária, mas sem sintomas de covid-19.

O advogado ainda informou que são fornecidas máscaras aos idosos, mas que eles não podem ser obrigados ou forçados a utilizar.

A casa ainda informou que estão sendo realizados testes regularmente. E protocolou um junto a Vigilância Sanitária um novo pedido de vistoria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.