Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Cecompi inaugura laboratório para atender empresas e setor educacional

Laboratório irá disponibilizar equipe especializada e serviços tecnológicos

O Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) inaugurou nesta quarta-feira (30), o Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos – APL TIC Vale, em suas instalações no Centro de Disseminação do Conhecimento, localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Na prática, o local irá atender empresas -instaladas ou não no Parque Tecnológico - e instituições de ensino que necessitam realizar atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para melhorar seus processos e produtos, mas não possuem infraestrutura, tempo e conhecimento necessários. A Fatec, Unifesp e Unesp, já estão confirmadas para desenvolver pesquisas no laboratório.

O laboratório já está disponível para receber projetos. “É só nos procurar com a demanda, que iremos avaliar e passar uma proposta. As empresas instaladas no parque tecnológico e Cecompi ou associadas do APL terão um preço diferenciado em relação a empresas de fora. Mas vamos servir a todos, teremos um preço mais competitivo, isso é garantido, só depende do nível de complexidade do serviço, se vai querer os nossos engenheiros para resolver ou trará os seus”, explica Marcelo Safadi, diretor executivo do Cecompi.

O laboratório, inclusive, já está com um projeto em desenvolvimento. “Trata-se de um projeto de estudo geográfico do município de Monteiro Lobato, que está sendo feita por três empresas situadas no parque, que usam o laboratório para ofertar o serviço à prefeitura”, conta Safadi.

O Centro de Disseminação do Conhecimento é uma iniciativa do Cecompi, em parceria com o Parque Tecnológico, com apoio da Prefeitura de São José e do Governo do Estado de São Paulo. Outro parceiro foi o BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento), que também aportou recursos no projeto.

Com um investimento conjunto de aproximadamente R$ 7 milhões, o programa terá duas frentes. A primeira, voltada ao TIC Vale, contará além do novo laboratório com uma sala de sistemas compartilhados e outra de capacitação, onde acontecerão atividades piloto para a formação e certificação do setor.

Já a segunda, será um novo laboratório de manufatura inteligente, coordenado Cluster Aeroespacial e de Defesa do Cecompi, que terá um custo de cerca de R$ 5 milhões, com previsão de inauguração em dezembro próximo.

O vice-governador de São Paulo e secretário estadual de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação, Márcio França, também esteve na inauguração. “Não há vento bom pra quem não sabe para onde vai e não há crise para quem tem estratégia. A secretaria [desenvolvimento econômico] é a maior do governo estadual e investir no setor de pesquisa e tecnologia é um dos principais acertos”, disse.

Segundo Marco Antonio Raupp, diretor geral do Parque Tecnológico, além da disponibilidade dos serviços, os empresários também terão participação na gestão do laboratório. “Claro que a gestão é do Cecompi, mas teremos uma comissão dos usuários para que o empresariado tenha voz na gestão”, afirma. “Apesar do Cecompi e parque tecnológico terem surgido em momentos distintos, essa conjunção é proposital e visamos o mesmo objetivo: inovação e competitividade”, completa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...