RMVale

Centro da Juventude oferece prestação de serviços durante RetomaSP, em São José

Evento de retomada do estado reuniu empresários, parlamentares, secretários e o próprio público, que foi beneficiado com mutirões de emprego e serviços digitais, entre outros

Escrito por Ana Lígia Dal Bello e Gabriel Campoy

08 OUT 2021 - 22H06

PMSJC

Durante o evento RetomaSP, realizado nesta sexta-feira (8), em São José dos Campos, o Centro da Juventude disponibilizou estandes de prestação de serviços à população. Foram oferecidos mutirão de empregos, linhas de crédito e qualificação profissional.

O RetomaSP é realizado pelo Governo de São Paulo, com objetivo de promover a retomada da economia paulista e oferecer investimentos, serviços de qualificação e geração de renda à população.

O evento foi realizado em duas modalidades e locais diferentes. No período matutino, palestras foram dirigidas aos investidores e gestores públicos no Parque Tecnológico. Já no Centro da Juventude, o mutirão de serviços foi montado, principalmente, para atender à população socialmente vulnerável.

Reprodução
Reprodução
Centro da Juventude oferece prestação de serviços durante RetomaSP, em São José


Força-tarefa

“Legal é ver que tem várias empresas, entidades, órgão públicos, empresas privadas aqui também, para prestar o serviço que ficou represado. Quando a gente fala em retomada, tem muita gente desempregada, querendo acesso a crédito, muita gente querendo se qualificar. Então, esse conjunto de esforços faz com que a gente tente recuperar o tempo perdido durante a pandemia. Esse é o grande motivo desse evento”, afirma o deputado estadual Sérgio Victor (Novo), com exclusividade ao Portal Meon.

Marcaram presença nos estandes o Mutirão do Emprego, apoiado pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); Poupatempo, com oferta de serviços digitais; Banco do Povo, com os programas Empreenda Rápido e Empreenda Mulher; o Via Rápida e o Bolsa do Povo, entre outros.

Reinventar os negócios

“(...) O Sebrae tem muita honra de estar aqui junto e oferece capacitação empreendedora, não apenas para os de primeira viagem, que na ausência do emprego estão criando o próprio negócio, como para aqueles que estão se reinventando e precisam planejar e aprender a vender pela internet, além de melhorar sua presença. Aqui nós temos financiamento, microcrédito, capacitação, junta comercial. (...) Esse trabalho continua, é só nos procurar durante a semana que temos diversos serviços disponíveis e orientação para todo mundo de forma gratuita”, afirma ao Meon Wilson Poit, superintendente do Sebrae, que também contribui com o processo de retomada.

Na visão do superintendente, a RMVale ainda se tornará um celeiro de startups. “Temos várias incubadas, mas a ideia é acelerar tudo isso, oferecer oportunidades, aproximar as startups de empreendedores, para que o pessoal aprenda a se apresentar e cresça bastante”, acrescenta.

Retomada em São Paulo

O ex-prefeito de São José e atual deputado federal, Eduardo Cury (PSDB), discursou sobre aspectos importantes do processo do retorno das atividades na região paulista.

Leia MaisUnidade do Inpe em Cachoeira celebra 51 anos com apresentação de novo computadorPetrobras anuncia aumento de preço do gás de cozinha a partir deste sábado Ricardo Amorim fala sobre retomada da economia após pandemia em palestra na TV Thathi SBT em São JoséMovimentação de romeiros aumenta na Dutra em direção à Aparecida“A retomada tem três coisas muito importantes: as crianças precisam voltar para as salas de aula. (...) Segundo ponto: apoiar as nossas pequenas e médias empresas que se sacrificaram muito durante a pandemia. Precisaram ficar fechadas, sem ter como ganhar seu sustento, não puderam faturar; temos que ter um olhar mais atencioso a esses microempreendedores. E o terceiro: o emprego das pessoas. Não existe dignidade se uma pessoa não tiver direito a ter um emprego, uma ocupação. (...) Nós, do poder público, precisamos, mais do que ninguém, nos atentar e brigar por isso”, enfatizou Cury.

O prefeito de São José, Felicio Ramuth, participou da coletiva de imprensa e parabenizou toda a equipe do governador João Dória, com destaque à secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Patrícia Ellen. “É uma mulher muito competente e que representa uma grande equipe do governador João Dória, empenhada em melhorar a vida das pessoas”, e parabenizou toda a equipe do governo.

Foco na geração de oportunidades

Cotada a vice-governadora de São Paulo em 2022, a secretária também discorreu sobre o atual momento. “Nos últimos doze meses, nossa cidade gerou mais de oito mil novas vagas de trabalho. Isso aponta já um caminho. E no estado de São Paulo não tem sido diferente. O estado está muito aquecido e gerando grandes oportunidades de trabalho. Mas, infelizmente, ainda temos muita gente boa desempregada, e agora nossa missão tem que se concentrar em dar oportunidade a eles”, afirmou.

Reprodução
Reprodução
Centro da Juventude oferece prestação de serviços durante RetomaSP, em São José


“(...) No fundo, quem gera as oportunidades de trabalho, de fato, são os empreendedores, as empresas que, cada vez mais fortes, podem oferecer mais vagas de trabalho. O que a gente viu na pandemia foi setores de empresários e empresas faturando bastante, como supermercados, farmácias, construção civil. Mas, infelizmente, setores que empregam muita gente sofreram muito, como serviços, bares e restaurantes, eventos. Agora é hora de reequilibrar essa balança”, concluiu.

A lista de figuras públicas que prestigiaram o evento inclui vereadores, prefeitos, empresários e secretários da RMVale e do estado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello e Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.