Por Moisés Rosa Em RMVale

Cidades da RMVale 'identificam' pacientes no hospital Chuí

Prefeitura de São José quer implantar novo sistema de atendimento

80

foi o número identificado de pacientes pela comissão de cinco cidades do Vale do Paraíba

Representantes de cinco cidades do Vale do Paraíba identificaram, nesta segunda-feira (9), 80 pacientes internados no Hospital Chuí, em São José dos Campos. O grupo, também formado por médicos -clínico e psiquiatra- avaliou os pacientes, e detectou que a maioria dos internos está em boas condições para acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial ou nas residências terapêuticas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, responsável pelo contrato com o hospital, 20 pacientes são da cidade, sendo onze de Caçapava, seis de Caraguatuba, 18 de Jacareí, três de Paraibuna, oito de São Sebastião e oito de Ubatuba. Já as cidades de Igaratá, Jambeiro, Mogi das Cruzes, Roseira, Santa Branca, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Vicente e Taubaté possuem apenas um paciente cada.

Segundo a secretaria, um dos pacientes estava em internação compulsório determinada pela Justiça e outros quatro estavam registrados no sistema, mas não constavam no sistema de cadastro de pacientes. Os quatro pacientes já tinham sido liberados.

"A identificação dos pacientes e a decisão de encaminhar para residências terapêuticas faz parte da reforma no modelo assistencial que a Secretaria de Saúde de São José dos Campos está implantando para modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental. A nova política visa eliminar gradualmente a internação, que opera como uma forma de exclusão social", informa a nota.

Irregularidades
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde de São José destaca ainda que vai averiguar possíveis irregularidades no hospital. As ações que a pasta pretende realizar não foram informadas. Procurada pelo Meon, a Secretaria Estadual de Saúde afirma que a responsabilidade de identificação é da administração municipal e que apenas está colaborando. Sobre a possibilidade de assumir a gestão da unidade e a regulação das vagas, a secretaria não se manifestou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.