RMVale

Cidades da RMVale iniciam imunização contra gripe nesta segunda-feira; veja calendário

Não é indicado que a aplicação da vacina da gripe seja realizada ao mesmo tempo que a vacina da Covid-19, é preciso respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre elas

Escrito por Fernanda Niquirilo

11 ABR 2021 - 09H54 (Atualizada em 11 ABR 2021 - 13H56)

Divulgação/PMSJC/Claudio Vieira

Nesta segunda-feira (12), começa a vacinação contra o vírus da gripe (H1N1) em várias cidades da RMVale. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha vai até o dia 9 de julho. A meta é vacinar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários em todo país.

Serão vacinados os grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 6 anos, portadores de doenças crônicas, puérperas (mulheres com filhos de até 40 dias de vida), gestantes, trabalhadores da área da saúde, indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Tomei a vacina da Covid-19, já posso tomar a da gripe?

O Ministério da Saúde reforça que, não é indicado que a aplicação da vacina da gripe seja realizada ao mesmo tempo que a vacina da Covid-19.

A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.

Ressaltam ainda que a vacina protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B, mas não contra o coronavírus.

COVID-19

As salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos.

A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.

Vacinação nas cidades da RMVale:

Veja como fica a vacinação em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba:

São José dos Campos

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

O primeiro grupo prioritário pode se vacinar até o dia 10 de maio.

Do dia 11 de maio a 8 de junho, serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e professores, que deverão apresentar documento que comprove a vinculação ativa como profissional dessas escolas.

A terceira etapa, irá acontecer do dia 9 de junho a 9 de julho, com aplicação para munícipes com comorbidades, portadores de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Horário:

Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os munícipes podem se vacinar nas 40 unidades básicas de saúde da cidade.

É preciso levar um documento com foto e CPF, além de caderneta de vacinação. Para trabalhadores da saúde, é necessário apresentar o último holerite emitido que comprove atuação na área da saúde reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).


Jacareí

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

A primeira etapa é destinada a trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas e crianças entre 6 meses e cinco anos de idade.

A primeira etapa vai do dia 12 de abril até o dia 10 de maio.

A partir do dia 11 de maio, será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada.

Já a terceira etapa começa no dia 9 de junho, e será destinada às pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla), caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Horário:

Das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

As vacinas poderão ser tomadas nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira.

É preciso levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.


Taubaté

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

Na primeira fase, a vacinação é somente para os trabalhadores da área da saúde até a próxima sexta-feira (16).

A partir de 19 de abril, serão atendidas crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas. Próximas fases serão divulgadas em breve.

A imunização ocorre nas salas de vacinação nos Pamos Belém, Quiririm, Santa Isabel e Três Marias e na igreja próxima ao Pamo Jaraguá, das 8h às 15h30. Em horário estendido, das 8h às 18h, o atendimento será nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Esplanada, Piratininga e São Gonçalo.

É obrigatório a apresentação do cartão de vacina Covid.


Pindamonhangaba

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

Gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, e crianças de 6 meses até menores de 6 anos.

A primeira etapa vai desta segunda-feira (12) até 5 de maio. Já a segunda, se inicia no dia 11 de maio e vai até 8 de junho, para professores e idosos com 60 anos ou mais.

A terceira etapa, vai de 9 de junho a 9 de julho, para caminhoneiros, trabalhadores do setor de transporte, de portos, policias e segurança, forças armadas, funcionários de sistema prisional, interno de sistema prisional ou reeducação social, além de pessoas com comorbidades, e deficiência permanente.

Horário:

Das 8h às 11h30 e das 13 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Locais:

Nova CMEI Centro

UBS Bem Viver

UBS Vila São Benedito

ESF Feital

ESF Santa Cecília

ESF Cidade Jardim

ESF Castolira

ESF Azeredo

ESF Vale das Acácias

ESF Campinas

ESF Cruz Grande

ESF Bonsucesso,

ESF Eloyna,

Centro Comunitário Ouro Verde

Quadra de esportes Jardim Regina e Shopping (exceto crianças no Pátio Pinda)

É necessário levar o RG e documentos/declarações que comprovem o pertencimento ao grupo da vacinação.


Caçapava

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde.

Por enquanto, só foi confirmado que a vacinação se inicia nesta segunda-feira.

Horários e locais:

Das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida, localizado na Avenida Dr. Pereira de Mattos, 229, no Centro da cidade, e das 8h às 17h, nos postos de saúde da Vila Menino Jesus, Piedade e Caçapava Velha.

Levar carteirinha de vacinação e RG.


Ubatuba

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores/as da área da saúde na ativa.

Por enquanto, apenas a duração da primeira etapa foi divulgada. Ela vai até o dia 10 de maio.

A vacinação acontece em todas as UBSs da cidade.

É preciso levar a carteira de vacinação, documento com foto e, no caso de profissionais da saúde, comprovante de vínculo de trabalho em estabelecimento de saúde.


Caraguatatuba

Quem pode vacinar a partir desta segunda-feira?

A primeira fase da campanha de vacinação é exclusiva para os trabalhadores da saúde pública e vai até o dia 17 de abril.

Após essa data, serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos e trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios (tanto liberais quanto autônomos). Para esse público, a vacinação será aos sábados, a começar no dia 17 de abril, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 17h, com exceção da unidade do Tabatinga.

O horário será combinado durante o expediente, e a vacina será aplicada em seus próprios postos de trabalho.

Levar carteirinha de vacinação e RG.


Ilhabela

Quem pode se vacinar a partir desta segunda-feira?

Na primeira etapa serão vacinadas as crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde, não sendo necessário agendamento.

A campanha de Vacinação contra a Influenza acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h30.

Levar carteirinha de vacinação e RG.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.