RMVale

Cidades da RMVale se unem na Semana Nacional de Trânsito

Em São José, ação educativa conscientiza famílias nos parques da cidade

Escrito por Meon

19 SET 2021 - 10H53 (Atualizada em 19 SET 2021 - 11H00)

Adenir Britto/PMSJC

Começou, neste sábado (18), a Semana Nacional de Trânsito, período em que são intensificadas as ações de conscientização para a segurança viária. Neste ano, a RMVale tem diversas ações em conjunto entre os municípios. Neste ano, o foco da campanha são os pedestres, usuários mais vulneráveis das vias públicas.

A iniciativa visa fortalecer o trabalho regional de educação no trânsito e preservar vidas. Participam das ações as cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Caraguatatuba e São Sebastião, além de Mogi das Cruzes, que não integra a RMVale, mas realiza ações em parceria com São José dos Campos.

Em São José, a semana começou com ações educativas em quatro parques da cidade, os parques Vicentina Aranha e Santos Dumont, no Centro, Parque da Cidade, na região norte, e Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste. Realizada pelos agentes da mobilidade e bombeiros, a Operação Pedestre conscientizou diversas pessoas, principalmente famílias, e mostrou o poder das crianças como multiplicadores de educação.

Na operação, os agentes e bombeiros incentivam o gesto do programa Sinal de Gentileza, estendendo a mão para os motoristas indicando o desejo dos pedestres de atravessar. Os agentes também orientam os pedestres a sempre atravessarem na faixa e olharem para via e demais usuários antes da travessia.

O morador do Jardim Satélite, região sul, Fábio Lima, de 41 anos, foi até o Vicentina Aranha com a esposa e os três filhos e aprovou a ação. “Excelente, muito boa, acho que tem que fazer cada vez mais. É muito importante conscientizar a população e os motoristas para respeitar a faixa de pedestre, ciclofaixa”, disse.

Adenir Britto/PMSJC
 Adenir Britto/PMSJC


Na operação, também foi distribuído um material lúdico, justamente para atrair e educar as crianças. “As crianças desde pequenas vão aprendendo o bom exemplo. Meu pequeno tem cinco anos e já estava falando o que estava escrito no cartaz de mãozinha que vocês entregaram, ensinando o amiguinho dele falando que tem que apontar a mãozinha para o motorista parar na faixa de pedestre”, completou Fábio.

Como de costume, as forças de segurança também irão participar das ações da Semana Nacional de Trânsito. “Sabemos das dificuldades e dos acidentes que a gente acaba atendendo causados por falta de atenção e pressa, seja do ciclista, do pedestre ou do motorista. A conscientização repercute diretamente na diminuição dos acidentes de trânsito”, disse o primeiro tenente PM Bosco, comandante do 1º sub grupamento de Bombeiros de São José dos Campos.

Veja a Programação da Semana de Trânsito:

19/9/2021

Ação educativa, das 9h às 10h30

Parques Santos Dumont, Vicentina Aranha, Ribeirão Vermelho e Parque da Cidade

20/9/2021

Operação Pedestre, das 9h às 10h30 e 14h às 15h30

Avenida Andrômeda – próximo ao DEINTER

Ação educativa no Colégio Instituto São José, das 9h às 14h

Rua Presidente Wenceslau Braz, 161 - Jardim Esplanada

21/9/2021

Ação educativa no Colégio Joseense, das 9h às 14h

Rua Yoshikatsu Iida, 08 - Sol Nascente

22/9/2021

Dia Mundial sem Carro – Ação integrada com os municípios do RMVALE, das 12h às 13h30

Local: Travessia elevada da rua Rubião Júnior

Operação Pedestre nas regiões norte, oeste e leste.

Três passeios ciclísticos noturnos, a partir das 19h

Local: No Parque Industrial, Distrito de Eugênio de Melo e Urbanova

23/9/2021

Operação Ciclista, das 9h às 10h30 e 14h às 15h30

Local: Avenida Lineu de Moura

24/9/2021

Ação de conscientização nos bares, das 20h às 23h59

25/9/2021

Blitz em parceria com a PM, das 20h às 23h59

Local a definir

Operação Pedestre, das 9h às 10h30, no Calçadão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.