RMVale

Cinco profissionais da saúde receberam as primeiras vacinas em Caraguá

A cidade pretende imunizar os profissionais da linha de frente no primeiro momento

Escrito por Meon

21 JAN 2021 - 16H14

Divulgação/PMC

A quinta-feira começou com fortes emoções quando os profissionais de saúde receberam as primeiras doses da vacina contra o coronavírus no no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso).

A iniciativa de vacinar cinco profissionais de saúde de uma vez foi como forma de agradecer a cada um que atua nas unidades hospitalares de Caraguatatuba. Nesta fase foram disponibilizadas 1.840 doses.

Neusa Aparecida Barreto Florentino, de 61 anos, é enfermeira da Casa de Saúde Stella Maris. Ela já dedicou 33 anos a sua profissão.

Dona Neusa conta ter ficado surpresa e emocionada ao ser chamada para receber a dose da vacina, ainda mais porque no dia anterior havia enterrado seu pai, Antônio Pedro Barreto, 92 anos, mais uma vítima da Covid. Para ela, essa vacina veio para ajudar e salvar muita gente. “Quando ela chega a pessoa não sabe nem como pega. É difícil explicar o contágio. Quando vê está com os sintomas, por isso a vacinação é muito importante”.

A enfermeira Ana Claudia de Oliveira, 53 anos, representou os trabalhadores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Profissional da saúde há 27 anos, Seu apelo é, principalmente, para que as pessoas tenham consciência e amor ao próximo. “Ainda há esperança, por isso peço para que tomem a vacina em respeito às pessoas que acabaram doentes por conta desse vírus e por todas aquelas que correm o risco. Todos podem salvar vidas”, disse.

Quem também participou do primeiro grupo da vacina foi a enfermeira do Hospital Santos Dumont (Unimed), Fernanda Aparecida, 38 anos, que jamais imaginou vivenciar esse momento. Para ela, o período de 2020/2021 foi a pior época de sua vida. “A gente vê as pessoas sofrendo, infelizmente, alguns delas vão embora. Nós acompanhamos todo o sofrimento de cada paciente, o que acaba mexendo com a gente. Por isso, esse momento significa esperança”, ressaltou.

O médico Nicolas Miranda Carvalho, 33 anos, representou o Hospital Regional do Litoral Norte. Ele está há dez meses na unidade e tem 14 anos de profissão. Para ele, a vacinação chega como uma gota de esperança diante de uma situação bastante difícil para todos. “Nós, funcionários da saúde na linha de frente de todo o Brasil sabemos os riscos, mas nenhum baixou a guarda. O medo existe por se tratar de uma condição nova, mas estamos preparados para atender da forma mais segura possível e lidar com as pessoas que estão mais assustadas ainda com essa doença”.

Para que a imunização seja totalmente eficaz é necessário tomar a segunda dose. Para aqueles que tomaram a vacina hoje precisarão retornar 21 dias depois.

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda novas doses do Ministério da Saúde para continuar o programa de imunização nos grupos prioritários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.