Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 05 MAR 2021 - 13H19

Prefeitos pedem adiamento da fase vermelha na RMVale

25 prefeitos da região participaram de uma reunião com o Governo do Estado nesta sexta-feira

Divulgação / Codivap
Divulgação / Codivap

O Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) irá pedir o adiamento da fase vermelha do Plano SP na RMVale nesta sexta-feira (5). Nesta quarta-feira (3), a Governo do de São Paulo colocou todas as regiões do estado nesta fase, que é a mais restritiva e permite o funcionamento somente de serviços essenciais.

Através do consórcio, 25 prefeitos da região se reuniram, através de uma videoconferência nesta sexta, com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Os prefeitos questionaram a regressão da RMVale para a fase vermelha do Plano SP sendo que há indicadores que possibilitam a região de ir à fase amarela.

De acordo com o consórcio, foi combinado que o Governo do Estado irá receber, na próxima semana, uma comitiva da região e analisará os indicadores dos próximos dias na Regional Taubaté no Plano São Paulo.

A partir disso, o Codivap informou que encaminhará um ofício ao governador João Doria (PSDB) “com o pedido formal de adiamento da Fase Vermelha nas cidades da região, após o relatório do Portal CODIVAP Cidades Saudáveis e Integradas, ferramenta de monitoramento diário dos dados oficiais da pandemia mantido pela Associação, apontar nesta quinta-feira (4) a Regional Taubaté (Vale do Paraíba) com indicadores para Fase Amarela de enquadramento no Plano São Paulo”.

Para a Codivap, a RMVale deve ser enquadrada na fase vermelha apenas quando os dados apontarem real necessidade.

Em nota enviada ao Portal Meon em data anterior – quinta-feira (4) –, o Governo informou que a orientação do secretário Marco Vinholi é que “os prefeitos da região do Vale do Paraíba devem se adequar ao que é estabelecido pelo Plano SP e seguir as diretrizes de suas Regionais de Saúde / DRSs, tendo em vista que a 2ª onda da pandemia de Covid-19 tem transmissibilidade maior e é potencialmente mais letal que a 1ª”.

A nota destaca ainda que as “Prefeituras que não cumprem o Plano SP quanto às restrições, flexibilizando, assim, atividades, são notificadas pelo Estado e tal comunicado é encaminhado ao Ministério Público (MP) para o conhecimento e a tomada de providências. Lembrando que decretos estaduais prevalecem sobre normas editadas em contexto municipal”.

O Portal Meon entrou em contato com a assessoria do secretário Marco Vinholi que ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.