Por Moisés Rosa Em RMVale

Com aprovação histórica, joseense entra em uma das mais concorridas universidades dos EUA

20140905_marco_grinet_estudante_eua_divulgacao

Estudante joseense é aprovado em universidade dos EUA

Arquivo Pessoal/Marco Grinet

Com aprovação histórica em uma das melhores universidades dos Estados Unidos, o estudante de São José dos Campos Marco Antônio Grinet foi aprovado pelo programa Ciências sem Fronteiras. Grinet cursa o 5º período de engenharia biomédica da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e foi aprovado para a Johns Hopkins University, nos EUA.

A universidade tem taxa de aprovação considerada baixa, de apenas 17%, sendo uma das mais concorridas na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em pesquisas acadêmicas. O aluno embarcou para os Estados Unidos em 16 de agosto e comemora a entrada na conceituada instituição de ensino.

"Recebi a carta de aprovação através do portal onde é submetida a documentação para o programa Ciência sem Fronteiras. Quando me inscrevi, já sabia que queria ir para a Johns Hopkins. Foi a única universidade que realmente me interessava entre todas as outras, mas não fazia ideia de que iria ser aceito", conta Grinet.

"A taxa de aprovação da Johns Hopkins University é de 17%, então, quando recebi a carta de aprovação, com certeza, fiquei muito satisfeito. Meus familiares aprovaram muito a ideia de estudar fora, mas reclamaram um pouco da distância e da inevitável saudade", diz o estudante.

Do aproveitamento em pesquisas, o aluno comenta que pretende se esforçar ao máximo para aprofundar seus conhecimentos. "Sempre tive muito interesse nas áreas de reabilitação e reconstituição/regeneração de tecidos biológicos, mais especificamente tecidos do sistema nervoso. Vou aproveitar estes 12 meses aqui na Johns Hopkins para experimentar em várias áreas e decidir o foco do meu TCC", diz Marco Grinet.

Com algumas semanas na universidade, o joseense avalia que os primeiros contatos estão sendo primorosos para a sua carreira. "Em apenas algumas semanas na Johns Hopkins já tive contato com professores especialistas em diversas áreas. Sem dúvida, farei o máximo de proveito desta oportunidade, e espero retornar ao Brasil com varias ideias", comenta entusiasmado.

"Com certeza, esta oportunidade foi única em minha vida, e por ter este contato direto com estes trabalhos faz disso o começo de sonho realizado. O resto vem depois que eu me formar", destaca o aluno.

Sem Fronteiras
O Ciências sem Fronteiras oferece vagas para alunos interessados em ampliar os estudos nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio de intercâmbios. O programa tem coordenação dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, por meio de suas respectivas instituições de fomento -CNPq e Capes-, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Para outras informações sobre como se inscrever, acesse o portal do Ciências sem Fronteiras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.