Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Com Copa, agências de turismo têm queda de 19,3% nas vendas em S. José

Copa atrapalha e agências de turismo de São José perdem 19,3% nas vendas (Arquivo Pessoal/Thais Cunzolo)

Thais Cunzolo viajou para a Itália durante a Copa

Arquivo Pessoal/Thais Cunzolo

Julho é o mês de férias escolares e normalmente é o período em que disparam as vendas nas agências de turismo. Mas em ano de Copa do Mundo no Brasil, as vendas de viagens nas agências de turismo de São José dos Campos caíram 19,3% em relação ao mesmo mês, no ano passado.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela ACI (Associação Comercial e Industrial), de São José dos Campos. De acordo com o levantamento, das agências entrevistadas, 65% afirmaram que as vendas este ano pioraram, outros 20% disseram ter melhorado e 15% indicaram ter sido iguais.

Segundo os entrevistados, o fator Copa do Mundo foi determinante para a queda das vendas e, para 85% das agências, o Mundial influenciou totalmente nas vendas dos pacotes. Destes, 65% acreditam que o evento resultou em dados negativos pois inflacionou preços e bloqueou as reservas nos hotéis.

Apesar dos números, Thais Cunzolo, moradora de São José, preferiu ficar longe do Brasil durante a Copa e viajou para a Itália e Portugal. "Viajo sempre em julho para a Itália por ser verão lá e porque na minha academia é uma época boa para sair devido ao frio, férias e Copa do Mundo, sendo assim um mês de baixa atividade", conta.

"Gosto da Copa, mas ela foi desculpa para as pessoas não quererem trabalhar, parar tudo e aumentar os valores dos hotéis no Brasil. O comércio parou e todos ficaram com medo de investir", afirma Thais.

Segundo Thais, devido à Copa, foi possível encontrar bons preços. "Consegui preços bons para o exterior e percebi que nos outros países nada para quando o país deles está jogando, eles torcem, mas continuam trabalhando, curtem, mas sabem que a economia não pode parar. Então foi ótimo ver o contraste de cultura", afirma.

Segundo a pesquisa da ACI, os destinos nacionais mais procurados foram Fortaleza (28%), Natal (13%) e Salvador (13%). Já as viagens internacionais que predominaram foram para os Estados Unidos, com 37%, seguido da Argentina (14%) e França (11%).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.