Obras no Teatrão devem ser concluídas até dezembro
Cláudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos retomou nesta semana as obras do Teatrão, na Vila Industrial, zona leste da cidade, que estavam paralisadas desde janeiro de 2017 para redefinição do projeto.
Na nova proposta, o foco do espaço será o lazer. O ginásio de esportes, com capacidade para cinco mil pessoas, está recebendo ajustes nas instalações elétricas para estar apto a receber diversas modalidades esportivas em eventos estudantis da rede municipal de ensino.
No entanto, uma creche com 200 vagas para crianças de 0 a 3 anos, que seria construída, foi retirada do projeto. A prefeitura informou que as vagas serão ajustadas em escolas da região e que a demanda será analisada.
Agora, o espaço no entorno do ginásio, onde seria construída a creche, será destinado a esportes individuais como judô, jiu-jitsu, kick boxing, capoeira, tênis de mesa e xadrez. Uma pista para caminhada foi aberta ao público em janeiro.
“O Teatrão está sendo reformado para ser utilizado pelo Atleta Cidadão, pelas escolinhas, e principalmente, pelos alunos da rede municipal. Aquele vai ser um local de esportes, de jogos que vão ser usado por essas três frentes. Quando tivermos a Arena (de Esportes), direcionaremos as equipes representativas, com jogos de mais gabarito para lá e vamos poupar os ginásios da cidade”, disse Paulo Sávio, secretário de esportes de São José, ao Meon.
As obras começaram em outubro de 2015 e têm custo de R$ 33,1 milhões ao município, sendo que já foram investidos R$ 23,7 milhões, segundo a prefeitura. A Urbam (Urbanizadora Municipal) é a empresa que realiza a construção. O prazo inicial de conclusão era abril deste ano. A nova estimativa para o fim das obras ficou para dezembro.
Histórico
O projeto inicial, elaborado ainda na gestão de Carlinhos de Almeida (PT), era a construção de um centro integrado de educação com centro de ciências e um observatório astronômico, além de creche, ginásio e um estacionamento.
A obra teve início após um acordo entre o São José Esporte Clube e a prefeitura, em 2014. Na ocasião, ficou firmado que o poder municipal ficaria com 70% da área do Teatrão e o time da cidade, que estava com a tutela do local há 34 anos, com os 30% restantes.
Oposição
Para o vereador Wagner Balieiro (PT), a retirada da creche, que era uma das principais solicitações da comunidade, é lamentável. Ele disse que vai solicitar à prefeitura a volta do projeto iniciado na gestão passada.
“Tivemos uma conquista muito grande. Retomar o Teatrão era muito importante para a cidade. Temos a questão da creche, que foi retirada. E não tem como querer zerar a fila da creche fazendo isso. Se a obra tivesse em andamento, estaria concluída. Perdeu um tempo enorme por política partidária e não deram nenhum detalhamento de como as obras serão. Vamos cobrar o retorno do projeto incial”, comenta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.